CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Abiove Atualiza Projeções Recordes para o Complexo da Soja em 2025

Publicados

AGRONEGÓCIO

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou sua atualização do balanço de oferta e demanda para 2025, apresentando projeções históricas para o complexo da soja. A produção de soja é estimada em 168,7 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento deve atingir 57 milhões de toneladas. No farelo de soja, a expectativa é de uma produção de 44 milhões de toneladas, e o óleo de soja deverá alcançar 11,4 milhões de toneladas.

As exportações do complexo também devem estabelecer novos patamares. A comercialização de grãos deverá somar 104,4 milhões de toneladas, enquanto o farelo deverá alcançar 22,9 milhões de toneladas. Já o óleo de soja terá exportações estimadas em 1,05 milhão de toneladas. As exportações totais do complexo da soja devem gerar receitas da ordem de US$ 50,8 bilhões em 2025. A Abiove também prevê um aumento nas importações, com 150 mil toneladas de óleo de soja e 500 mil toneladas de soja grão para suplementação do mercado interno.

Balanço de 2024 e Crescimento no Processamento

As estatísticas de 2024 permanecem estáveis, com a produção de soja estimada em 153,3 milhões de toneladas e o esmagamento em 54,5 milhões de toneladas. As projeções para a produção de farelo e óleo de soja também se mantiveram inalteradas até outubro.

Leia Também:  Proposta de Lei Facilita Acesso a Crédito e Seguro para Agricultores Familiares

Em outubro de 2024, o processamento mensal foi de 4,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 6% em relação a setembro e uma alta significativa de 14,4% em comparação com outubro de 2023, considerando o ajuste amostral de 90,6%. No acumulado do ano, houve um aumento de 1,3% no processamento em relação a 2023.

Exportações e Importações

A projeção de exportação de soja grão para 2024 cresceu 0,5%, totalizando 98,3 milhões de toneladas. Por sua vez, as exportações de farelo e óleo de soja se mantiveram estáveis, com 22,1 milhões de toneladas e 1,3 milhão de toneladas, respectivamente.

Essas atualizações reforçam o protagonismo do Brasil no cenário global do complexo da soja, tanto em produção quanto em exportação, consolidando a posição do país como um dos maiores fornecedores mundiais.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Marfrig encerra “Liderar é Com a Gente” 2024 e anuncia novos projetos

Publicados

em

Na última semana cerca de 200 líderes da Marfrig Várzea Grande participaram do evento de encerramento do “Liderar é Com a Gente” 2024. O programa – que teve duração de 1 ano-, foi destaque pelo investimento no desenvolvimento de gestores, com foco em ferramentas de gestão e módulos de desenvolvimento de pessoas em estratégias organizacionais.

Carla Zanatta, gerente de gestão corporativo da Marfrig, lembrou que o objetivo principal do programa foi capacitar lideranças para apoiar novos colaboradores e, assim, alcançar melhores resultados. “Com o turno elevado na unidade, precisamos de líderes preparados para orientar e capacitar nossas equipes. O programa foi uma grande jornada de aprendizado que continuará em 2025 com um novo cronograma”, afirmou Carla.

O evento também marcou o lançamento de dois novos programas voltados para o desenvolvimento contínuo.

Círculo de Melhoria Marfrig

Um programa focado na melhoria contínua dos processos operacionais, capacitando colaboradores a identificarem problemas e propor soluções viáveis, que serão implementadas pela empresa.

Escola de Liderança

Iniciativa para formar novos líderes, promovendo uma jornada de aprendizado de até 18 meses para preparar operadores com potencial de exercer cargos de gestão.

Leia Também:  Proposta de Lei Facilita Acesso a Crédito e Seguro para Agricultores Familiares

João Teixeira, supervisor de gestão de metas, celebrou os avanços alcançados em 2024. “Foi gratificante observar a evolução dos nossos gestores e líderes em disseminar ferramentas de gestão e fortalecer a gestão de pessoas. O foco agora é continuar desenvolvendo nossos colaboradores para enfrentar os desafios de 2025”, ressaltou.

A Gerente de Recursos Humanos da Marfrig, Claudia Medeiros, falou sobre o engajamento crescente dos gestores com esses programas. “Eles entenderam que, além de serem tecnicamente competentes, têm um papel fundamental na formação de suas equipes. O Brasil enfrenta uma escassez de mão de obra qualificada, e iniciativas como essas são essenciais para formar e desenvolver nossos colaboradores internamente”, explicou.

Claudia Medeiros ressaltou ainda que com o olhar voltado para o futuro, a Marfrig reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano e organizacional. “Os novos programas são parte de uma estratégia para consolidar a empresa como referência em capacitação e gestão de pessoas, impulsionando resultados e criando oportunidades para o crescimento interno. Desenvolvimento é, sem dúvida alguma, a palavra que guia a Marfrig em direção a 2025”, concluiu.

Leia Também:  Estoque de Arroz Crescente Indica Cenário Mais Estável para Fim de 2024

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA