CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Baixas temperaturas atrasam colheita do milho 2ª safra em diversos estados, aponta Conab

Publicados

AGRONEGÓCIO

Frio dificulta secagem natural dos grãos

As baixas temperaturas registradas nos últimos dias têm impactado negativamente o ritmo da colheita do milho 2ª safra em algumas regiões do país. Segundo o levantamento Progresso de Safra, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o frio está dificultando a perda natural de umidade dos grãos, o que aumenta o tempo necessário para que o milho atinja o teor ideal para colheita.

Colheita ainda abaixo da média histórica

Até o momento, apenas 3,9% da área semeada com milho 2ª safra foi colhida, número inferior à média dos últimos cinco anos. A lentidão é atribuída, em parte, ao clima, que influencia diretamente a qualidade e o tempo de colheita.

Mato Grosso colhe menos que no ano passado

Em Mato Grosso, principal estado produtor, 5,6% da área plantada já foi colhida. O índice é menor que o registrado no mesmo período da safra anterior. Isso se deve ao plantio antecipado na safra 2023/24, impulsionado por problemas climáticos enfrentados durante o cultivo da soja devido ao fenômeno El Niño. Apesar disso, as boas condições das lavouras neste ciclo aumentam as expectativas de produtividade.

Leia Também:  StoneX revisa para cima estimativas de safra de soja e milho no Brasil, mas mantém projeções de exportação
Paraná avança, mas enfrenta obstáculos climáticos

No Paraná, o tempo seco da semana passada permitiu algum avanço nas atividades de campo. Porém, o retorno das chuvas e a queda nas temperaturas durante o fim de semana diminuíram o ritmo da colheita, que atinge cerca de 4% da área total plantada.

Frente fria afeta Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, uma frente fria recente não causou danos diretos às lavouras, mas reduziu a velocidade da colheita. Apenas 2% da área foram colhidos até agora, abaixo da média dos últimos cinco anos, que gira em torno de 2,7%. Por outro lado, o clima mais ameno tem ajudado a reduzir a incidência de pragas nas plantações.

Colheita paralisada em Goiás e atrasada em SP e MG

No Sul de Goiás, a colheita chegou a ser iniciada, mas precisou ser interrompida devido à alta umidade dos grãos. Em Minas Gerais, produtores ainda aguardam a redução dessa umidade para dar continuidade aos trabalhos. Em São Paulo, as chuvas têm sido o principal entrave para o início da colheita.

Leia Também:  Vendas de diesel sofrem maior queda em quase quatro anos
Trigo se beneficia das baixas temperaturas

Enquanto o milho sofre com o clima frio, o trigo tem se desenvolvido melhor sob essas condições. No Paraná, a semeadura segue avançando, com bom desenvolvimento das lavouras devido às temperaturas amenas e à umidade adequada do solo. Já no Rio Grande do Sul, o tempo seco após semanas de chuva tem favorecido o plantio. As lavouras implantadas até agora apresentam boas condições de emergência e estabelecimento inicial.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Abertura de mercado na União Europeia para castanhas de Baru

Publicados

em

O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelas autoridades da União Europeia, da autorização para exportações de castanhas torradas de baru do Brasil aos países membros do bloco.

A castanha de baru é considerada um “superalimento” e sua exportação tem potencial crescente nos mercados de alimentos funcionais e naturais. A abertura é marco importante no fortalecimento da bioeconomia brasileira e na valorização de produtos oriundos do cerrado no mercado internacional.

Com mais de 447 milhões de habitantes, a União Europeia é o segundo maior comprador de produtos agropecuários brasileiros. Em 2024, o bloco importou mais de US$ 23 bilhões do Brasil, com destaque para soja, café e produtos florestais.

Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 389 aberturas de mercado desde o início de 2023.

O resultado é fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mercado Reavalia Inflação Acima de 4% para 2024 e Eleva Projeções para Dólar e PIB
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA