CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Custo de produção do leite sobe 1% em março e inflação anual atinge 10,7%, aponta Embrapa

Publicados

AGRONEGÓCIO

Inflação nos custos de produção se intensifica em março

Segundo análise da Embrapa Gado de Leite, o custo de produção de leite, medido pelo ICPLeite/Embrapa, registrou uma elevação de 1,0% no mês de março de 2025. O resultado representa uma aceleração frente ao índice de 0,4% observado em fevereiro. No acumulado do primeiro trimestre, a inflação nos custos chegou a 4,7%. Em comparação com março de 2024, a alta acumulada atingiu 10,7%, superando os dois dígitos e evidenciando o aumento contínuo dos gastos na atividade leiteira.

Alimentação concentrada foi o principal fator de pressão em março

O grupo Concentrado apresentou aumento de 3,2% em março, mantendo crescimento ao longo de todos os meses do primeiro trimestre. Entre os produtos que mais contribuíram para esse avanço estão o farelo e caroço de algodão, farelo de trigo e fubá, que apresentaram elevações de dois dígitos nos preços varejistas. A ração para vacas teve aumento de 1,9%.

Outro destaque foi o grupo Qualidade do leite, que subiu 2,4%, influenciado pelo encarecimento de produtos sanitizantes.

Leia Também:  Estratégias Nutricionais e Gestão Eficiente no Confinamento de Bovinos
Sanidade, reprodução e minerais também subiram, mas dois grupos apresentaram deflação

Os grupos Sanidade e Reprodução e Minerais registraram variações positivas, com aumentos de 0,6% e 0,1%, respectivamente.

Por outro lado, dois grupos apresentaram queda de preços em março: Volumosos, com deflação de -1,6%, e Energia e combustível, que recuou -0,5% após sucessivas altas nos dois primeiros meses do ano.

Trimestre fecha com forte alta em minerais e mão de obra

No acumulado dos três primeiros meses de 2025, o ICPLeite/Embrapa indicou um avanço de 4,7% no custo de produção. Os grupos com as maiores altas no período foram Minerais, com expressivos 20,3%, e Mão de obra, que avançou 16,3%.

Mesmo os grupos que apresentaram deflação em março encerraram o trimestre com elevação: Volumosos teve alta de 9,8% e Energia e combustível, de 8,4%.

O grupo Sanidade e Reprodução contribuiu com 5,4% de inflação no período, enquanto o grupo Concentrado avançou apenas 0,5%, devido à queda nos preços da soja. Já Qualidade do leite foi o único grupo a registrar deflação no trimestre, com -6,3%, embora seu peso no índice seja relativamente pequeno.

Leia Também:  Preços da Soja em Alta com Prêmios e Dólar Favoráveis
Inflação acumulada em 12 meses ultrapassa 10%

No período de doze meses encerrado em março de 2025, o ICPLeite/Embrapa registrou inflação de 10,7% no custo de produção de leite. Quatro dos sete grupos componentes do índice apresentaram altas de dois dígitos:

  • Minerais (20,7%)
  • Volumosos (14,9%)
  • Concentrado (10,5%)
  • Mão de obra (10,0%)

Outros dois grupos tiveram variação positiva, porém abaixo da inflação geral:

  • Energia e combustível (7,8%)
  • Sanidade e Reprodução (2,6%)

O grupo Qualidade do leite foi o único com deflação, registrando queda de -4,1%.

Tendência de encarecimento se consolida ao longo de 2024

A análise dos pesquisadores da Embrapa indica uma tendência clara de aceleração dos custos na produção leiteira ao longo de 2024. A cada mês, a atividade se torna mais onerosa para o produtor, o que consolida um cenário de pressão contínua e aumento da inflação setorial.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Coletiva de imprensa sobre o 2º leilão Eco Invest e Programa Caminho Verde Brasil

Publicados

em

Nesta segunda-feira (28/4), às 11h, em São Paulo, os ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do BID, realizam coletiva de imprensa sobre o 2º Leilão Eco Invest. A iniciativa tem como objetivo mobilizar recursos para recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas no âmbito do Programa Caminho Verde Brasil, nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. 

Participam da abertura do evento o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, e a Chefe da Representação do BID no Brasil, Annette Killmer. Na sequência participam da coletiva técnica o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco e o assessor especial do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Ernesto Augustin. 

A entrevista será transmitida ao vivo nos canais do YouTube dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda e do Tesouro Nacional. 

Leia Também:  Conexão Delta G apresenta avanços em melhoramento genético no 9º Mundial Braford

SERVIÇO

Coletiva de imprensa sobre o Eco Invest e Caminho Verde Brasil

Data: Segunda-feira (28)
Horário: 11h
Local: Escritório do Ministério da Fazenda em São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 2163, edifício Banco do Brasil, 17º andar, auditório

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA