CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

IGP-10 registra queda de 0,22% em abril, pressionado pelo recuo nos preços das commodities

Publicados

AGRONEGÓCIO

Desempenho do IGP-10 em abril

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou uma queda de 0,22% em abril, após avançar 0,04% em março. A queda foi principalmente impulsionada pelo declínio acentuado nos preços das commodities, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (15).

Expectativa de queda não foi atendida

Analistas consultados pela Reuters esperavam uma retração de 0,27% para o índice no mês, o que significa que o desempenho ficou ligeiramente acima das expectativas do mercado. Em comparação anual, o IGP-10 subiu 8,71% nos últimos 12 meses.

Impacto do IPA na variação geral

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que reflete a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, apresentou uma queda de 0,47% em abril, após recuar 0,26% no mês anterior. Segundo Matheus Dias, economista do FGV IBRE, as maiores contribuições para a queda do IGP-10 vieram de commodities como café, proteínas e minerais metálicos.

Destaques no IPA

Os produtos que mais influenciaram negativamente o IPA foram o minério de ferro, que passou de uma queda de 2,12% para 3,79%, o café em grão, que recuou de 5,96% para -2,71%, e o arroz em casca, que teve uma queda acentuada, passando de -4,51% para -12,14%.

Leia Também:  Cargill e Mosaic ampliam oferta da linha Foscálcio com nova apresentação voltada ao mercado brasileiro
Matérias-primas brutas e sua influência no índice

A deflação de 1,0% nos preços das Matérias-Primas Brutas em abril, embora menos intensa que a queda de 1,36% observada no mês anterior, também contribuiu para a retração do IPA.

Desaceleração do IPC

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que representa 30% do IGP-10, desacelerou em abril, com uma alta de 0,42%, após um avanço mais expressivo de 1,03% em março. Seis das oito classes de itens que compõem o IPC apresentaram redução em suas variações. Entre os destaques, estão a Habitação (que passou de 2,77% para 0,31%), Transportes (de 1,03% para 0,39%), Alimentação (de 1,31% para 1,06%), Despesas Diversas (de 0,84% para 0,20%), Vestuário (de 0,24% para 0,02%) e Comunicação (de 0,40% para 0,29%).

Destaques de itens no IPC

A tarifa de eletricidade residencial e o arroz foram os principais responsáveis pela desaceleração do IPC. A tarifa de eletricidade residencial recuou 0,74%, enquanto o arroz teve uma queda de 1,90% em abril, contrastando com o aumento de 11,31% e a queda de 1,28% observados em março, respectivamente.

Leia Também:  Paraná lidera exportações na Região Sul com US$ 3,25 bilhões no primeiro bimestre
Custo da construção civil

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-10) apresentou uma leve aceleração, subindo 0,45% em abril, após avançar 0,43% no mês anterior.

Metodologia do IGP-10

O IGP-10 é um índice que mensura os preços ao produtor, ao consumidor e no setor da construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Coletiva de imprensa sobre o 2º leilão Eco Invest e Programa Caminho Verde Brasil

Publicados

em

Nesta segunda-feira (28/4), às 11h, em São Paulo, os ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do BID, realizam coletiva de imprensa sobre o 2º Leilão Eco Invest. A iniciativa tem como objetivo mobilizar recursos para recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas no âmbito do Programa Caminho Verde Brasil, nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. 

Participam da abertura do evento o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, e a Chefe da Representação do BID no Brasil, Annette Killmer. Na sequência participam da coletiva técnica o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco e o assessor especial do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Ernesto Augustin. 

A entrevista será transmitida ao vivo nos canais do YouTube dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda e do Tesouro Nacional. 

Leia Também:  Tensões comerciais impactam mercado e pressionam preços do milho em Chicago

SERVIÇO

Coletiva de imprensa sobre o Eco Invest e Caminho Verde Brasil

Data: Segunda-feira (28)
Horário: 11h
Local: Escritório do Ministério da Fazenda em São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 2163, edifício Banco do Brasil, 17º andar, auditório

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA