CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Ministério da Agricultura se reúne com setor produtivo em Mato Grosso para discutir políticas públicas

Publicados

AGRONEGÓCIO

MAPA visita a sede da APROSMAT em Rondonópolis

Na última sexta-feira (11/04), a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) recebeu em sua sede, em Rondonópolis (MT), uma comitiva de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A visita teve como objetivo promover o diálogo com associados e lideranças do agronegócio mato-grossense, a fim de apresentar demandas do setor, discutir desafios e contribuir para a formulação de políticas públicas que impactam diretamente o segmento de sementes.

Representatividade da APROSMAT é reconhecida

O presidente da APROSMAT, Nelson Croda, celebrou a presença inédita de representantes do MAPA na sede da entidade e ressaltou a importância do encontro para o setor.

“Essa visita reforça a construção de pontes entre o setor público e privado, fortalecendo nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o crescimento do agro brasileiro”, afirmou Croda.

Liderança do MAPA destaca importância da aproximação com o setor produtivo

Liderando a comitiva, o Assessor Especial do Ministério da Agricultura e Pecuária e Presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Carlos Ernesto Augustin, destacou a relevância da visita à APROSMAT como oportunidade para conhecer os principais agentes que impulsionam a agropecuária de Mato Grosso.

“Essa é a oportunidade de nós, do Ministério, conhecermos de perto as demandas e oportunidades da cadeia produtiva do estado”, disse Augustin.

Leia Também:  3º Seminário para desenvolvimento agropecuário de Mato Grosso terá aviação agrícola como tema
Reunião produtiva e esclarecedora para o setor

O diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha, também participou do encontro. Ele avaliou a reunião como altamente produtiva, sobretudo no esclarecimento de dúvidas relacionadas à legislação de sementes, fiscalização e questões bancárias ligadas ao crédito rural e ao seguro.

“Este tipo de reunião precisa acontecer com mais frequência. É fundamental que o pessoal de Brasília conheça nossa realidade e compreenda a dimensão da produção mato-grossense”, declarou Vinha.

MAPA enxerga potencial de articulação da APROSMAT

O secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart, elogiou a estrutura da APROSMAT e sua atuação em prol do setor.

“A visita nos permitiu entender melhor o trabalho da Associação, sua liderança no desenvolvimento do segmento de sementes em Mato Grosso e como as políticas públicas do Ministério estão sendo percebidas na prática. Esse estreitamento de relação é essencial para o avanço das nossas iniciativas”, afirmou Goulart.

Panorama do agro em números

Durante a reunião, o superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Cleiton Gauer, apresentou um panorama estatístico do setor agropecuário do estado, contribuindo para um diagnóstico mais preciso da realidade regional.

Leia Também:  Avanço na Reposição Entre Atacado e Varejo Mantém Preços de Frango Estáveis
Presenças institucionais reforçam relevância do encontro

A comitiva do MAPA contou com a participação de importantes lideranças:

  • Cleber Oliveira Soares (Secretário Adjunto da Secretaria Executiva)
  • Wilson Vaz de Araújo (Secretário Adjunto de Política Agrícola)
  • Pedro Alves Corrêa Neto (Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo)
  • Leny Rosa Filho (Superintendente do MAPA em Mato Grosso)
  • André Dobashi (Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja do MAPA)
  • Além dos diretores da APROSMAT, estiveram presentes na reunião:
  • Marcelo Lupatini (Superintendente do Senar-MT)
  • Frederico Azevedo (Superintendente da OCB/MT)
  • Ricardo Oliveira Alves (Gerente Regional do Indea em Rondonópolis)
  • Nelson Vigolo (Presidente do Grupo Bom Jesus Agro)
  • Álvaro Sales (Diretor Executivo do IMA-MT)

O encontro foi considerado um passo importante para alinhar estratégias, promover o fortalecimento institucional e garantir que as políticas públicas cheguem com efetividade ao campo.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Coletiva de imprensa sobre o 2º leilão Eco Invest e Programa Caminho Verde Brasil

Publicados

em

Nesta segunda-feira (28/4), às 11h, em São Paulo, os ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do BID, realizam coletiva de imprensa sobre o 2º Leilão Eco Invest. A iniciativa tem como objetivo mobilizar recursos para recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas no âmbito do Programa Caminho Verde Brasil, nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. 

Participam da abertura do evento o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, e a Chefe da Representação do BID no Brasil, Annette Killmer. Na sequência participam da coletiva técnica o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco e o assessor especial do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Ernesto Augustin. 

A entrevista será transmitida ao vivo nos canais do YouTube dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda e do Tesouro Nacional. 

Leia Também:  Açúcar Futuro Registra Valorização nas Bolsas Internacionais

SERVIÇO

Coletiva de imprensa sobre o Eco Invest e Caminho Verde Brasil

Data: Segunda-feira (28)
Horário: 11h
Local: Escritório do Ministério da Fazenda em São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 2163, edifício Banco do Brasil, 17º andar, auditório

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA