AGRONEGÓCIO
Ministro Carlos Fávaro preside eleição do novo diretor-geral do IICA
AGRONEGÓCIO
Durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, foi realizada a eleição do novo diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que conduzirá a instituição no período de 2026 a 2030. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira (4), sob a presidência do ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, que atualmente lidera a Junta Interamericana de Agricultura (JIA).
O pleito contou com a participação de 32 países membros da JIA presentes à Conferência. Disputaram o cargo o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Associação Rural do Uruguai, Fernando Matos, e o cientista agrícola e ex-diretor-geral do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino da República Cooperativa da Guiana, Muhammad Ibrahim.
Foi eleito o novo diretor-geral do IICA o Muhammad Ibrahim, para o mandato de 2026 a 2030. A posse está marcada para o dia 15 de janeiro de 2026.
Ao conduzir o processo eleitoral, o ministro Carlos Fávaro destacou o caráter democrático e institucional da escolha. “Agradeço às candidaturas de Fernando Matos e Muhammad Ibrahim pelo processo institucional e democrático”, declarou Fávaro.
O ministro Carlos Fávaro também ressaltou que o novo mandato representa uma oportunidade de fortalecimento da cooperação agrícola no continente e de avanço em temas estratégicos.
“Tenho certeza de que este novo mandato, sob a liderança do diretor-geral Muhammad Ibrahim, poderá traçar os caminhos para o futuro da agropecuária das Américas. Certamente, com muita sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, inovação tecnológica, biocombustíveis e energias renováveis, pautas que levarão ao destino da agropecuária do nosso hemisfério”, destacou Fávaro.
Em seu primeiro pronunciamento após a eleição, Muhammad Ibrahim destacou o compromisso com o fortalecimento da agricultura nas Américas e com a inclusão social no campo. “Recebo essa missão com humildade e gratidão, consciente do legado dos que me antecederam. Minha visão é fortalecer a capacidade técnica do IICA em ciência, tecnologia e inovação, priorizando os pequenos agricultores, as comunidades rurais, a juventude e as mulheres do campo. O futuro da agricultura das Américas depende de cooperação, inovação, inclusão e visão continental”, afirmou Ibrahim.
Informações à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIO
Mapa destaca avanços em metodologias internacionais de avaliação da produção animal em painel da FAO na COP30
Os avanços do Brasil em sistemas de produção animal foram apresentados nesta quinta-feira (14) no painel The Role of Livestock in Circular Bioeconomy Systems, organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) na AgriZone, durante a COP30. O encontro discutiu as novas Guidelines FAO LEAP, documento que orienta práticas voltadas ao uso eficiente de recursos, economia circular e redução de emissões.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi representado por Bruno Leite, coordenador-geral de Produção Animal, que destacou a importância da participação brasileira na construção e aplicação de metodologias internacionais de avaliação ambiental da pecuária. Segundo ele, integrar a iniciativa LEAP permite ao país apresentar sua experiência em sistemas tropicais eficientes e fortalecer sua atuação em debates globais sobre produção animal de baixo impacto.
“Mostramos como a pecuária brasileira, quando conduzida com eficiência, integra soluções climáticas e contribui para sistemas produtivos sustentáveis. Estar nesses espaços é essencial para inserir nosso setor em discussões internacionais de forma qualificada e transparente”, afirmou Leite. Ele acrescentou que a adoção de métricas comuns amplia a clareza na comunicação e evita interpretações equivocadas sobre os impactos da pecuária.
O painel reuniu especialistas de diversas instituições para debater oportunidades e desafios na ampliação de modelos circulares de produção animal na América Latina e em outras regiões. Entre os participantes estiveram representantes da International Feed Industry Federation (IFIF), Embrapa, Harper Adams University, National Wildlife Federation (NWF), World Wildlife Fund (WWF), Compassion in World Farming (CIWF), ABRA, Brooke for Latin America and the Caribbean (BLAC) e Agriculture and Horticulture Development Board (AHDB).
As novas diretrizes apresentadas pela FAO buscam orientar países e organizações na implementação de práticas que reduzam desperdícios, promovam o reaproveitamento de nutrientes e integrem a pecuária a sistemas produtivos mais eficientes. A expectativa é que a abordagem fortaleça modelos que unem produtividade, restauração ambiental e segurança alimentar.
Informação à imprensa
[email protected]
-
ESPORTES5 dias atrásCorinthians perde para o Ceará na Neo Química Arena e cai na tabela do Brasileirão
-
Tribunal de Justiça de MT5 dias atrás“Hoje é nossa vez”: casamentos são encaminhados e crianças tiram primeiro RG em ação do Judiciário
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado que atingiu o Rio Bonito do Iguaçu
-
Mulher6 dias atrásNota de Solidariedade às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR)
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásVÁRZEA GRANDE: MBRF celebra trajetória de colaboradores em 1ª Edição do “Nossa Gente, Nossa História”
-
CUIABÁ3 dias atrásCurso especializado fortalece técnicas da equipe de proteção do Executivo Municipal
-
CUIABÁ5 dias atrásPrefeitura e Polícia Militar reforçam segurança e ordenamento urbano na segunda edição da Operação Guardiões do Coxipó
-
ESPORTES4 dias atrásProteção ao apostador é aprimorada com Portaria que traz novas regras de autoexclusão centralizada e autolimites
