CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

BRASIL

Brasil e Espanha debatem ensino de espanhol no Brasil

Publicados

BRASIL

Na segunda-feira, 3 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio das Assessorias Internacional e Parlamentar, recebeu a comitiva da Comissão de Educação, Formação Profissional e Esporte do Congresso dos Deputados, das Cortes Gerais do Reino da Espanha. O objetivo da visita foi apresentar propostas da Espanha para a inserção do ensino de língua espanhola na educação brasileira.  

A comitiva foi recebida pelo assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, Felipe Heimburger, que apresentou os cumprimentos do ministro Camilo Santana. A delegação demonstrou interesse em discutir iniciativas para fortalecer o ensino de espanhol no Brasil. 

Em maio deste ano, o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão colegiado de participação social do MEC, aprovou a Resolução CNE/CEB nº 5/2025, que institui diretrizes para a oferta preferencial de língua espanhola, em conformidade com a Lei nº 14.945/2024, que define as diretrizes para o ensino médio brasileiro. 

Espanhol no Brasil – O MEC tem desenvolvido iniciativas para ampliar o acesso ao ensino da língua espanhola no Brasil. Por meio da plataforma Aprenda Mais, estão disponíveis novas turmas para cursos gratuitos de língua espanhola. O MEC também tem trabalhado em conjunto com a contraparte espanhola para fomentar o ensino de espanhol no Brasil, especialmente por meio de cooperação para formação de professores. 

Leia Também:  Belém (PA) é consagrada Capital Mundial do Brega em cerimônia com mais de 30 artistas paraenses

Educação Superior – Na educação superior, a cooperação entre Brasil e Espanha também é bastante intensa. O país hispânico é um dos principais destinos de estudantes brasileiros que recebem bolsas da Capes para estudar no exterior, em cursos de mestrado, doutorado e outros. Em 2023, o Ministério da Educação do Brasil e o Ministério de Universidades da Espanha assinaram um Memorando de Entendimento que prevê a colaboração entre os sistemas universitários dos dois países, contribuindo para a internacionalização de suas instituições de educação superior. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Quinto episódio do videocast “Diálogos da COP30” comemora o lançamento da Trilha Amazônia-Atlântica

Publicados

em

O Ministério do Turismo lançou nesta sexta-feira (14.11), direto do estande “Conheça o Brasil”, na Green Zone da COP30, o quinto episódio do videocast “Diálogos da COP30”. A edição traz como tema a Trilha Amazônia-Atlântica, que, com 468 quilômetros de extensão, se consolida como a maior trilha da América Latina. A trilha é produto turístico estratégico para os visitantes terem uma imersão na cultura, na história e na biodiversidade do Pará.

O episódio de hoje reuniu Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo; Fabiana Oliveira, coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur; e Bruno Borges, presidente da trilha. Juntos, discutiram como a iniciativa, construída em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, promove a integração de biomas, o fortalecimento de comunidades locais, o estímulo à conservação ambiental e a ampliação da oferta de experiências de natureza no país.

A Trilha Amazônia-Atlântica permite que aventureiros percorram trechos a pé, de bicicleta ou a cavalo, em rota contínua que atravessa estradas de terra, florestas, os Campos Naturais Bragantinos e o litoral amazônico — área que abriga a maior faixa contínua de manguezais do planeta.

Leia Também:  Publicada cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil

O programa “Diálogos da COP30” está disponível no canal do Ministério do Turismo no YouTube. Clique AQUI para assistir ao episódio de hoje.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA