CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MT na Expo Favela

Movimento Vambora representa MT na Expo Favela Innovation, em São Paulo

Publicados

BRASIL

Movimento Vambora representa MT na Expo Favela

O Movimento Vambora foi um dos projetos mato-grossenses selecionados para representar o estado entre empreendedores e startups de comunidades periféricas de todo país na maior feira de negócios de favelas do mundo, a Expo Favela Innovation Brasil, edição nacional, que acontece nos dias 1, 2 e 3 de dezembro no Expo Center Norte, em São Paulo.

O movimento atua em diferentes expressões artísticas, com foco na aceleração de projetos, espaços e artistas de comunidades periféricas e vai falar do seu trabalho, que exerce de forma coletiva e também apresentar seus “produtos”, que é o Festival Vambora, o Festival Hip Hop e o Projeto de Aceleração, feito com artistas, lideranças, juventude e comunidades periféricas.

De acordo com a presidente do projeto, Silvana Cordova, o Movimento Vambora realiza ações junto às comunidades periféricas, como: festivais, capacitações, gestão cultural, entre outros. E estar presente na Expo Favela para encontros com empresários, bancos, imprensa, fundações patrocinadoras é ocupar espaços, estar presente e ser vistos.

“Nosso trabalho nasceu na periferia e fazemos projetos na parte da cultura, da tecnologia, do esporte e da educação. É importante para nós, ganhar visibilidade, reconhecimento e mostrar para as pessoas que aqui no estado existe um coletivo de pessoas que vêm de periferia, das artes, do artesanato, da cultura popular, da cultura Hip Hop, da dança, do teatro e um movimento que trabalha de forma coletiva”, destaca Silvana.

Leia Também:  A formalidade como oportunidade de crescimento profissional

Para ela, representar o estado no evento nacional é mais uma oportunidade para mostrar a nossa cultura. “Então, estar em contato com o Brasil inteiro e poder levar Mato Grosso está sendo um sonho e a confirmação de que estamos no caminho certo! Estamos construindo e ocupando novos espaços, pois MT existe e está no cenário”, finaliza.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Equipe de e-sports de MT conquista título da série A e se consolida entre as melhores da América do Sul

CRESCIMENTO VERTIGINOSO

Publicados

em

A equipe mato-grossense de e-Sports, Yawara, fez história mais uma vez e sagrou-se campeã da etapa de outubro da Série A da Gamers Club, na noite do último domingo (10), ao derrotar a MIBR Academy por dois mapas a zero para faturar o título do torneio.

Com a conquista, a Yawara torna-se a primeira equipe profissional de Mato Grosso a trazer para o estado os títulos de campeões das séries A, B e C. O time vem crescendo bastante nos cenários nacional e internacional, conquistando os fãs gamers e atraindo olhares de patrocinadores pelo país.

A Yawara foi comandada pelo head coach Ner0 (Miguel Angelo Videira), contratado em novembro do ano passado e que trouxe experiência em treinamento de equipes de CS2 de alto nível, incluindo passagens por renomadas organizações portuguesas, como Rhyno, Offset e FTW, onde adquiriu experiência europeia e, posteriormente, fez parte do projeto da Arctic e da Meta Gaming no Brasil.

“É mais um dia de orgulho e superação da nossa equipe e dos nossos atletas. Conseguimos alcançar um patamar de nos colocarmos entre as principais equipes do Brasil e também da América do Sul. Estamos levando o nome de Mato Grosso para os mais altos níveis do nosso e-sports”, destacou Leonardo Rosa, um dos sócios-proprietários da Yawara.

Leia Também:  VÁRZEA GRANDE: Marfrig promove integração com projeto “Conexão Comunidade”

Luiz Vieira, sócio-proprietário da ‘Fera’, também destacou o trabalho feito pela equipe: “Estamos sempre de olho no mercado e buscando atletas para nos representar. Montamos um time excelente, com profissionais dedicados e estamos conquistando nossos objetivos. Além disto, também estamos sendo vistos como ótimos formadores, criando uma casca muito grande no meio do e-sports”.

A disputa

O jogo começou muito melhor para o esquadrão liderado pelo português Lucas “stax” Scharenberg, que abriu um sonoro 10-2 do lado ofensivo da Anubis e, sem maiores dificuldades, venceu o mapa inaugural da série por 13-7.

A Ancient, entretanto, foi muito mais competitiva com duas metades de bastante equilíbrio culminando com dupla prorrogação, onde a Yawara novamente levou a melhor, mas dessa vez por dramáticos 19-17.

Vinicius “telezin” Morozini foi o dono da grande final, contabilizando 51/37 de K/D, 106.3 de ADR, 80.4% de KAST e 1.51 de rating ao longo dos dois mapas que deram o título à Yawara.

O título rendeu ainda R$ 8 mil em premiação para a equipe mato-grossense.

Leia Também:  Plenário aprova por 16 votos sessão solene proposta pelo vereador Renivaldo Nascimento

Yawara

Os cuiabanos Leonardo Rosa e Luiz Vieira decidiram fundar uma equipe (Yawara) de e-Sports para representar Mato Grosso no cenário nacional e internacional da modalidade.

A equipe começou a se estruturada em 2021, no mês de setembro, quando os dois sócios decidiram representar o Cuiabá Arsenal, time de futebol americano da capital mato-grossense na modalidade Counter Strike (CSGO). Na época, foram selecionados cinco jogadores da ‘Cidade Verde’ e no terceiro dia juntos, eles conquistaram um torneio nacional.
A organização também foi a primeira do estado a construir um ‘Gamming Office’, local em que os atletas fazem treinamento diário. Neste ano, a parceria com o Cuiabá Arsenal foi encerrada e foi fundada a organização Yawara (de origem tupi-guarani, que significa a fera, a besta ou onça).

Considerado o percursor dos esportes, o Counter Strike: Global Offensive é o último lançamento da Global Offensive. O game ocupa o segundo lugar entre os jogos com a maior premiação em dinheiro dos esportes, distribuindo US$ 14,6 milhões em 366 torneios em 2021.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA