BRASIL
Usina Termelétrica Azulão inicia operação em teste para reforçar segurança energética na região Norte
BRASIL
O reforço da segurança energética na região Norte e a ampliação da capacidade de geração de energia elétrica avançaram com o início da operação em teste da Usina Termelétrica (UTE) Azulão, localizada no município de Silves (AM), no mês passado. Integrante do Complexo Termelétrico Azulão, a usina é a primeira unidade a entrar em fase de teste, contribuindo para a diversificação da matriz elétrica brasileira e para a confiabilidade do fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Prevista para entrar em operação comercial em agosto deste ano, a UTE Azulão recebeu investimento avaliado em R$ 781 milhões. O empreendimento conta com 361,5 MW de capacidade instalada e foi projetada em ciclo simples, utilizando uma turbina a gás para geração de energia. A usina será abastecida com gás natural proveniente do Campo de Azulão, contribuindo também para o desenvolvimento econômico regional.
Estima-se que durante sua fase de implantação, a UTE Azulão tenha gerado mais de 4 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Complexo Termelétrico Azulão
O Complexo Termelétrico Azulão faz parte da carteira de investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e deverá contar com 964 MW de capacidade instalada ao final da sua implantação, prevista para julho de 2027. A operação completa do empreendimento irá ampliar a capacidade de geração despachável na região, além de garantir mais estabilidade ao sistema elétrico.
Para viabilizar sua integração ao SIN, o empreendimento será conectado à rede básica por meio de um sistema de transmissão compartilhado com a UTE Azulão II, com conexão à Subestação Silves 500/138 kV.
Coordenado pelo Governo do Brasil, o Novo PAC reúne investimentos voltados à expansão da infraestrutura. No eixo de Transição Energética, o programa conta com 595 usinas previstas, das quais 446 já foram concluídas, reforçando a capacidade de geração de energia e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

- .
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
BRASIL
Governo do Brasil entrega 14ª Casa do Trabalhador e reforça expansão da rede do Sine no país
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve nesta quarta-feira (23) em Palmas (TO), onde entregou à população a 14ª unidade reestruturada da Casa do Trabalhador. A reestruturação das unidades do Sine faz parte de um projeto nacional de revitalização do sistema que o MTE vem conduzindo desde o início da atual gestão. Até o fim do ano, a expectativa é entregar à população 25 novos postos do sistema, em todo o país, dentro desse novo formato.
A reestruturação oferece aos trabalhadores um espaço com os diversos serviços do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reunidos em um mesmo local, como intermediação de mão de obra, oferta de vagas de emprego com suporte à pré-seleção de candidatos, solicitação de Seguro-Desemprego e Abono Salarial, além de políticas de qualificação profissional para acesso aos cursos oferecidos pelo sistema do Sine. “A nova configuração física permite maior capacidade de atendimento e organização dos fluxos de trabalho para oferecer ao trabalhador e às empresas parceiras todos os serviços prestados pelo Ministério”, ressaltou o ministro.
Presente na entrega da unidade à população, o secretário de Governo do Tocantins, Deocleciano Gomes Filho, que representou o governador no evento, ressaltou que o desemprego em Palmas vem caindo a cada ano e que o emprego tem registrado recordes de geração de vagas. “Os índices de desemprego têm sido os menores da nossa história, e a Casa do Trabalhador tem como missão oferecer oportunidades de qualificação para que os trabalhadores possam preencher essas novas vagas que surgem”, afirmou, parabenizando o ministro pela entrega da estrutura revitalizada no Tocantins.
A reestruturação chegou também à unidade da Casa do Empreendedor (Sine Palmas), onde o ministro Luiz Marinho, juntamente com o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, fez a inauguração de mais uma unidade do Sine na Casa do Empreendedor. “É uma unidade voltada à promoção do emprego, do empreendedorismo e da inclusão produtiva de trabalhadores no Tocantins”, frisou o ministro, destacando aos trabalhadores que desejam empreender que, no Sine, terão à sua disposição uma variedade de serviços essenciais gratuitos, seja para abrir, regularizar ou ampliar sua atuação no mercado de trabalho.
Na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do estado, o ministro deu sequência à agenda de entregas, assinando com a Controladoria do estado um Termo de Intenções visando à reestruturação do prédio onde funcionam os dois órgãos. Luiz Marinho conversou com servidores sobre a nova realidade do MTE e a intenção do governo de investir na reestruturação das superintendências. “Serão destinados aqui recursos para melhorar o atendimento de trabalhadores que buscam a Superintendência. Além da estrutura, vamos também investir em pessoal, para oferecer ao trabalhador um
O ministro se reuniu também com representantes do Fórum de Gestores do estado, no Instituto Federal do Tocantins, onde conversou com gestores de vários órgãos sobre a necessidade de mais investimentos em políticas públicas de emprego, possibilitando maior inserção de trabalhadores no mercado de trabalho. “As políticas públicas são executadas nos territórios. Precisamos de gestores engajados para que elas cheguem efetivamente à população local”, avaliou.
Mais informações sobre a Casa do Trabalhador podem ser acessadas aqui.
-
MATO GROSSO4 dias atrásInscrições para seletivo de brigadistas temporários termina neste sábado (20)
-
MATO GROSSO4 dias atrásForça Tática prende mulher com 11 quilos de drogas em Rondonópolis
-
MATO GROSSO4 dias atrásSeduc alinha investimentos com municípios dos vales do Cuiabá e do Araguaia
-
MATO GROSSO4 dias atrásCertificação nacional habilita 18 cães para operações de busca e resgate dos Corpos de Bombeiros
-
MATO GROSSO4 dias atrásEdição especial da Feira no Museu de História Natural terá “arraiá junino” neste domingo (21)
-
MATO GROSSO4 dias atrásNove municípios de Mato Grosso ganham destaque estadual com o selo “minha biblioteca faz a diferença”
-
MATO GROSSO4 dias atrásPolícia Civil incinera três toneladas de drogas apreendidas em ações das Forças de Segurança
-
MATO GROSSO4 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy


