CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Possível esquema na contratação de serviços jurídicos entre OAB e CREA-MT escancara modus operandi de Gisela Cardoso, candidata à reeleição

Publicados

CIDADES

Nos últimos dias, documentos obtidos pela equipe de redação, trouxeram à tona um possível esquema de tráfico de influência envolvendo contratos entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT) e o escritório Cardoso & Cardoso Advogados, ligado à advogada Gisela Cardoso, atual candidata à reeleição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Os contratos, que somam valores crescentes ao longo dos últimos anos, revelam uma relação contínua entre o CREA-MT, sob a tutela do tesoureiro Helmut Flavio Preza Daltro, e o escritório de Cardoso. A contratação, focada em serviços jurídicos especializados em causas trabalhistas, teve início em 2022, com um valor inicial de R$ 90.000,00. Em 2023, o valor subiu para R$ 120.000,00, e em 2024 o contrato foi renovado para vigorar até fevereiro de 2025, com um novo ajuste, em que os valores ainda não foram divulgados integralmente.

Os números chamam atenção pela sequência de aditivos, e por Helmut ser, além do responsável pelos contratos, membro de apoio à Chapa de Gisela. Isso não só levanta dúvidas sobre a relação entre Gisela Cardoso e Helmut Preza -já que há indícios de uma troca de favores-, como sugere que o contrato com o escritório Cardoso & Cardoso possa ser parte de uma estratégia de influência mútua, visando beneficiar ambas as partes envolvidas.

Leia Também:  Evento leva atrações musicais, danças e teatro a parque em Tangará da Serra

As especulações sobre a relação entre Gisela Cardoso e Helmut Preza ganharam mais força com a proximidade das eleições na OAB-MT, nas quais ela tenta garantir sua reeleição. Críticos afirmam que a ligação com o CREA-MT teria sido vantajosa para ela e para sua empresa, evidenciando um possível tráfico de influência entre as instituições e o favorecimento da presidente da OAB nesse tipo de contratação.

“É quase uma troca de favores,” diz um especialista em direito administrativo consultado pela reportagem. “O CREA-MT contrata serviços advocatícios de Cardoso & Cardoso, enquanto a candidata se beneficia com a posição de prestígio e visibilidade obtida nesses contratos vultosos, de renovação periódica e garantindo apoio à sua chapa.”

Em um momento sensível, a revelação desses contratos pode influenciar as eleições da OAB-MT, levantando questões sobre a ética profissional e a transparência de Cardoso. A prática de contratações contínuas e a utilização de contratos públicos para fins de reforço de imagem na carreira política têm sido duramente criticadas por advogados e membros da comunidade jurídica, que exigem maior fiscalização e responsabilização.

Leia Também:  Procons de Mato Grosso se reúnem em Alta Floresta para definir ações conjuntas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Em reunião com profissionais da saúde bucal de Cuiabá, vereadora Michelly reafirma compromisso

Publicados

em

26/04/2025
Em reunião com profissionais da saúde bucal de Cuiabá, vereadora Michelly reafirma compromisso

Débora Inácio – Assessoria da Vereadora Michelly Alencar

Dando continuidade aos trabalhos voltados à melhoria da saúde bucal em Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, iniciou o sábado (26) participando de uma reunião com técnicos e auxiliares do setor. O encontro ocorreu na sede do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, em Cuiabá.

Durante a reunião, a vereadora — que recentemente promoveu uma audiência pública para debater os avanços e a necessidade de melhorias estruturais nas unidades de saúde bucal da capital — ouviu as principais demandas dos profissionais e reafirmou seu compromisso com a causa.

“Quero que vocês saiam daqui hoje sabendo que têm alguém lutando ao lado de vocês. O salário está em dia, mas, quando falamos em saúde bucal, pensamos em todo o sistema: dentistas, técnicos, auxiliares, instrumentos, equipamentos e a estrutura física. Vocês são parte fundamental para garantir à população um atendimento de qualidade. E isso só será possível com condições favoráveis de trabalho. Minha presença aqui é para reafirmar que continuarei cobrando e trabalhando pelas melhorias nas unidades de saúde bucal de nossa cidade. Contem comigo”, afirmou Michelly.

Leia Também:  Prefeito e Primeira-Dama lamentam o falecimento do servidor público Domingos Luís de Araújo

Além dos representantes dos profissionais da saúde bucal, também participaram da reunião a vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, e outros parlamentares.

Ainda neste sábado, Michelly Alencar visitará escolas estaduais atendidas pelo programa Escola da Família.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA