RONDONÓPOLIS
Passeata mobiliza Rondonópolis na luta contra o abuso e exploração sexual infantil
RONDONÓPOLIS

A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselhos Tutelares, Rede de Proteção e instituições locais, promoveu uma passeata de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes na manhã deste sábado (24).
O ato reuniu cerca de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos unidos pela mesma causa. A concentração teve início às 7h30, na Praça Brasil, de onde os participantes seguiram em caminhada até a Praça dos Carreiros, carregando faixas, panfletos e mensagens de proteção e respeito à infância e juventude.
A mobilização faz parte das atividades alusivas ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além de sensibilizar a população sobre o tema, o evento teve como principal objetivo incentivar as denúncias e fortalecer a rede de proteção às vítimas.
A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, participou da passeata e destacou a importância da mobilização promovida em parceria com a Prefeitura, sob da gestão do prefeito Cláudio Ferreira, o Judiciário e os conselhos de direitos, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a gravidade do abuso contra crianças e adolescentes. “Estamos realizando este evento para sensibilizar a população sobre um tema tão sério, que é o abuso infantil. Trouxemos algumas crianças que fazem parte dos nossos projetos para participarem da caminhada e reforçarem essa mensagem de proteção”, explicou.
Segundo Alessandra, o trabalho também envolve orientação direta às crianças sobre como buscar ajuda. “Estamos mostrando a elas que não precisam ter medo. Que podem procurar o pai, a mãe, ou mesmo os profissionais que as atendem na escola ou nos centros de convivência, para contar o que estão passando. É fundamental que elas se sintam acolhidas e seguras para falar, sabendo que estamos aqui para protegê-las e afastá-las de qualquer tipo de mal.”
A caminhada, que saiu da Praça do Brasil em direção à Praça dos Carreiros, também tem um papel importante na mobilização social. “Muitas pessoas que ainda não conhecem a campanha se aproximam, ficam curiosas e acabam sendo impactadas pela mensagem. É uma forma de chamar a atenção da sociedade e fortalecer a conscientização sobre a importância dessa causa”, concluiu a secretária.
A juíza da Vara da Infância e da Adolescência, Maria das Graças Gomes da Costa, fez um apelo à conscientização da sociedade sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes. Segundo ela, é essencial que todos compreendam seu papel na prevenção de abusos e na defesa dos direitos dos menores. “Precisamos nos conscientizar de que todos nós somos fundamentais na vida das crianças e adolescentes. Cada um pode ser uma sentinela, alguém atento e disposto a agir diante de sinais de violência. A responsabilidade é coletiva, pais, mães, cuidadores, todos devemos agir com responsabilidade”, afirmou.
A juíza destacou ainda que muitas vítimas permanecem em silêncio, sem conseguir relatar o que estão vivendo. “Muitas crianças e adolescentes estão calados, retraídos, sofrendo agressões e abusos sem sequer terem a chance de contar o que enfrentam. Precisamos dar voz a esses meninos e meninas, ouvi-los e protegê-los. Estamos aqui para convocar a sociedade a conhecer melhor suas crianças, assumir responsabilidades e, principalmente, identificar os agressores e afastá-los, adotando as medidas legais necessárias para garantir a proteção dos nossos jovens”, disse.
A promotora de Justiça da Defesa da Infância e Juventude em Rondonópolis, Patrícia Dower, também participou do ato e ressaltou a importância de levar o tema à discussão pública. “Esses crimes são praticados na clandestinidade e, muitas vezes, sequer denunciados. Os números de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual ainda são muito altos. Precisamos falar sobre isso para que nossas crianças saibam identificar o abuso e possam pedir ajuda. Só assim conseguiremos romper esse ciclo de violência”, alertou.


RONDONÓPOLIS
Prefeitura de Rondonópolis lamenta falecimento de Arcibaldo Polizel

A Prefeitura de Rondonópolis, através do prefeito Cláudio Ferreira, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento nesta sexta-feira (20) de Arcibaldo José Polizel, pai da reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora doutora Analy Castilho Polizel de Souza.
Arcibaldo José Polizel deixou um importante legado em Rondonópolis, especialmente por sua dedicação em ações de promoção e arrecadação de fundos para o Hospital do Amor de Barretos (SP). Assim, sempre teve uma atuação mobilizando pessoas e recursos em prol dessa causa nobre: o combate ao câncer e o apoio a milhares de pacientes em tratamento. Além de seu trabalho filantrópico, era reconhecido por sua generosidade, liderança e compromisso com o bem-estar coletivo.
Neste momento de dor e tristeza, a Prefeitura externa as condolências à reitora Analy Castilho Polizel de Souza e a todos familiares e amigos, desejando que Deus possa lhes dar força, fé e serenidade.
-
CUIABÁ6 dias atrás
Ginásticas rítmica e artística estreiam nos jogos estudantis com muita emoção
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
Projetos de educação e gestão patrimonial serão abordados em Encontro
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
MPMT acompanha apresentação de Plano Estadual de Defesa da Mulher
-
TRE4 dias atrás
Mutirão atenderá eleitores e eleitoras de Nova Guarita
-
TCE MT4 dias atrás
TCE-MT aponta que administração pública pode usar pregão por maior lance em concessões
-
ESPORTES3 dias atrás
Ministério do Esporte apresenta políticas públicas na Câmara voltadas para o esporte amador e inclusão social
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
Concessionária de água é acionada por falhas no abastecimento
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
MPMT e Câmara firmam TAC para regularização da Procuradoria Legislativa