VÁRZEA GRANDE
Conselho homenageia mães anônimas que são exemplos de superação e amor
VÁRZEA GRANDE

A ação simbólica teve como objetivo valorizar histórias reais de mulheres que, com fé e coragem, fazem a diferença em suas famílias e na comunidade
Durante a reunião mensal do mês de maio, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande prestou uma emocionante homenagem a duas mães anônimas da cidade, reconhecendo suas trajetórias de luta, superação e contribuição silenciosa para a sociedade. A ação simbólica teve como objetivo valorizar histórias reais de mulheres que, com fé e coragem, fazem a diferença em suas famílias e na comunidade.
As homenageadas foram Gonçalina Maria Pinheiro Ramos, conhecida como Neca, e Rita Adiles de Pinho Xavier. Neca trabalha com a venda de espetinhos para sustentar a família e emocionou a todos ao relatar que venceu um câncer. “Tudo o que faço é com amor. Tenho fé que a vida vai melhorar”, declarou. Já Rita Adiles, de origem humilde, decidiu adotar um bebê, filho de uma mulher usuária de drogas, mesmo após sua filha biológica já estar adulta. Hoje, ela se dedica ao comércio local, exercendo seu papel com amor e responsabilidade.
A conselheira representante da OAB-VG, Franciele de Azevedo, destacou que mais do que trabalhadoras, essas mulheres têm histórias de vida que comovem e inspiram. “São exemplos de amor e de vida, e mostram que é possível vencer com dignidade”, afirmou.
A reunião também contou com a participação de Sandra Cristina, da instituição Promoção Humana Bom Pastor, que falou sobre o trabalho desenvolvido com mulheres em situação de dependência química no bairro Jardim dos Estados, unidade feminina da organização.
Durante os discursos, a conselheira e vereadora Rosy Prado se emocionou com os relatos e reforçou a importância da fé e da união entre as mulheres. “Essa fé que vocês relataram hoje é a que me move. Não murmurem, Deus quer gratidão. Nossas homenagens são a vocês. Suas histórias nos inspiram, e nós não somos concorrentes, somos aliadas”, declarou.
A presidente do Conselho da Mulher, Alexandrina Exequível, ressaltou que a ação foi singela, mas repleta de significado. “Foi uma homenagem às mães da nossa cidade que representam tantas outras que, no anonimato, sustentam seus lares com amor e coragem”, afirmou.
Além das homenagens, a reunião tratou de temas administrativos, como a legalização do CNPJ do conselho, medida que visa ampliar e fortalecer a atuação da entidade na defesa dos direitos das mulheres em Várzea Grande.


VÁRZEA GRANDE
Avenida da FEB passa por grande operação de limpeza e revitalização

Várzea Grande de Cara Nova: Via que foi a mais castigada pelas obras do antigo modal VLT, para a Copa do Mundo de 2014, agora vive um novo momento, resgatando a autoestima do empresariado local
Mesmo em pleno ponto facultativo, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, está realizando uma ampla operação de limpeza e revitalização na Avenida da FEB, um dos principais corredores comerciais e de acesso ao Município.
A ação de zeladoria envolve serviços de capinagem, roçada, limpeza de meios-fios, guias e a pintura das sinalizações marginais e do canteiro central da avenida. Segundo o subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, José da Silva, trata-se de um trabalho inédito realizado exclusivamente pela pasta. “É a primeira vez que a Secretaria entra com uma ação dessa proporção, com limpeza e revitalização completa. É um sonho antigo da comunidade e também nosso, enquanto gestores. Começamos em frente ao antigo Posto 14 Bis – quase ao lado do aeroporto, ainda na Avenida Ponce de Arruda – e estamos finalizando já na divisa com Cuiabá, na ponte ‘velha’, a Júlio Müller”.
A operação mobilizou praticamente toda a equipe da secretaria, que compareceu em peso mesmo em um dia de ponto facultativo. “Foi um compromisso de todos. A adesão foi total. Isso mostra o comprometimento da nossa equipe com a cidade”, destacou o subsecretário.
O trabalho contou ainda com o apoio da equipe de fiscalização de trânsito, que esteve no local organizando o tráfego e garantindo a segurança dos trabalhadores e dos motoristas que circulam pela via.
A Avenida da FEB é uma via de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), mas, segundo o subsecretário, a Prefeitura de Várzea Grande decidiu não esperar e realizar a limpeza por entender a importância estratégica do local.
“Essa é a principal entrada de Várzea Grande e do nosso aeroporto internacional. É uma via que recebe milhares de visitantes diariamente. Todos que chegam a Mato Grosso passam por aqui. Por isso, não podíamos esperar: estamos trabalhando para mostrar uma cidade de cara nova”.
A via foi a mais castigada durante os preparativos para implantação do modal de transporte, o VLT, que integrava o pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014. A Avenida passou por intervenções sem fim, desde 2012, e a paralisação do cronograma levou ao fechamento de inúmeras empresas. Passado esse período, a nova gestão vem recuperando a autoestima do empresariado local, que juntamente com o governo do Estado, tem trazido a via para seu lugar de destaque, passando a atrair novos investimentos e ampliação dos negócios já estabelecidos.
-
CUIABÁ6 dias atrás
Ginásticas rítmica e artística estreiam nos jogos estudantis com muita emoção
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
Projetos de educação e gestão patrimonial serão abordados em Encontro
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
MPMT acompanha apresentação de Plano Estadual de Defesa da Mulher
-
TRE4 dias atrás
Mutirão atenderá eleitores e eleitoras de Nova Guarita
-
TCE MT4 dias atrás
TCE-MT aponta que administração pública pode usar pregão por maior lance em concessões
-
ESPORTES3 dias atrás
Ministério do Esporte apresenta políticas públicas na Câmara voltadas para o esporte amador e inclusão social
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
Concessionária de água é acionada por falhas no abastecimento
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
MPMT e Câmara firmam TAC para regularização da Procuradoria Legislativa