CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeita decreta calamidade pública por crise no abastecimento de água

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Medida enérgica vale por 180 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período, mas é necessária para ações emergenciais

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou hoje (12), calamidade pública em razão do colapso no abastecimento de água potável no Município. Em função do sucateamento e das recorrentes sabotagens e atos de vandalismo nas unidades que integram o Departamento de Água e Esgoto (DAE), se tornou necessária essa atitude para implementar medidas ainda mais enérgicas para a resolução do problema da falta de água no curtíssimo prazo.

A prefeita demonstra preocupação com a situação caótica do abastecimento de água e toma atitude emergencial para recuperar a operação das redes de abastecimento. “Com esse decreto será possível acelerar o diagnóstico e desenvolver um plano emergencial para desburocratizar as compras e aquisições para restabelecer o funcionamento da água o quanto antes”, declarou a prefeita.

Como defende a prefeita, o que existe hoje é um sistema sucateado, com bombas ultrapassadas, redes antigas e infraestrutura precária, resultado de anos sem a manutenção adequada. Mas, em pouco mais de 40 dias, a força-tarefa da prefeitura já realizou intervenções emergenciais e colocou a cidade em um novo caminho para resolver essa crise.

Leia Também:  Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo intensifica ações nesta 1º semana de junho

Na sexta-feira passada, a prefeita determinou a criação de um Comitê de Crise para solucionar os transtornos e unir esforços de todas as 21 secretarias municipais e tem como prioridade restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível à população.

Esse trabalho inclui:

– Segurança reforçada: a Guarda Municipal está protegendo as instalações do DAE para evitar furtos de cabos, sabotagens e vandalismo.

– Limpeza e manutenção: com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, áreas de captação e estações de tratamento passam por limpeza e manutenção regular.

– Reparo emergencial de bombas e redes: todas as bombas reservas que estavam quebradas foram enviadas para manutenção hoje, incluindo as da ETA Imigrantes e da ETA Júlio Campos, que reduziram a produção das duas em 50%. Com o conserto, as duas unidades poderão operar novamente em sua capacidade total.

– Suporte da Secretaria de Viação e Obras: instalação de iluminação e câmeras de vigilância para coibir roubos e furtos.

Os efeitos do decreto serão válidos por 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por igual período. A renovação do decreto será mediante relatório técnico e aprovação do Comitê de Gestão de Calamidade Pública do Município.

Leia Também:  Secretaria discute melhorias nas vias públicas no entorno do frigorífico no Capão Grande

Com fundamento na Lei Federal nº 14.133/2021, e sem prejuízo à Lei de Responsabilidade Fiscal, ficam dispensadas de licitação as aquisições de bens e contratações de obras e serviços necessários para enfrentar a situação de emergência e restabelecer os sistemas de abastecimento de água do Município.

Durante o período de calamidade fica proibido o uso de água fornecida pelo Município para o abastecimento e reposição de água em piscinas e a lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com uso de mangueiras.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Avenida da FEB passa por grande operação de limpeza e revitalização

Publicados

em

Várzea Grande de Cara Nova: Via que foi a mais castigada pelas obras do antigo modal VLT, para a Copa do Mundo de 2014, agora vive um novo momento, resgatando a autoestima do empresariado local

Mesmo em pleno ponto facultativo, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, está realizando uma ampla operação de limpeza e revitalização na Avenida da FEB, um dos principais corredores comerciais e de acesso ao Município.

A ação de zeladoria envolve serviços de capinagem, roçada, limpeza de meios-fios, guias e a pintura das sinalizações marginais e do canteiro central da avenida. Segundo o subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, José da Silva, trata-se de um trabalho inédito realizado exclusivamente pela pasta. “É a primeira vez que a Secretaria entra com uma ação dessa proporção, com limpeza e revitalização completa. É um sonho antigo da comunidade e também nosso, enquanto gestores. Começamos em frente ao antigo Posto 14 Bis – quase ao lado do aeroporto, ainda na Avenida Ponce de Arruda – e estamos finalizando já na divisa com Cuiabá, na ponte ‘velha’, a Júlio Müller”.

Leia Também:  Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo intensifica ações nesta 1º semana de junho

A operação mobilizou praticamente toda a equipe da secretaria, que compareceu em peso mesmo em um dia de ponto facultativo. “Foi um compromisso de todos. A adesão foi total. Isso mostra o comprometimento da nossa equipe com a cidade”, destacou o subsecretário.

O trabalho contou ainda com o apoio da equipe de fiscalização de trânsito, que esteve no local organizando o tráfego e garantindo a segurança dos trabalhadores e dos motoristas que circulam pela via.

A Avenida da FEB é uma via de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), mas, segundo o subsecretário, a Prefeitura de Várzea Grande decidiu não esperar e realizar a limpeza por entender a importância estratégica do local.

“Essa é a principal entrada de Várzea Grande e do nosso aeroporto internacional. É uma via que recebe milhares de visitantes diariamente. Todos que chegam a Mato Grosso passam por aqui. Por isso, não podíamos esperar: estamos trabalhando para mostrar uma cidade de cara nova”.

A via foi a mais castigada durante os preparativos para implantação do modal de transporte, o VLT, que integrava o pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014. A Avenida passou por intervenções sem fim, desde 2012, e a paralisação do cronograma levou ao fechamento de inúmeras empresas. Passado esse período, a nova gestão vem recuperando a autoestima do empresariado local, que juntamente com o governo do Estado, tem trazido a via para seu lugar de destaque, passando a atrair novos investimentos e ampliação dos negócios já estabelecidos.

Leia Também:  Secretaria discute melhorias nas vias públicas no entorno do frigorífico no Capão Grande

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA