CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

Copa Rainha Marta Nordeste 2025 marca nova fase para o futebol feminino amador

Publicados

ESPORTES

Teve início nesta terça-feira (4), no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), a Copa Rainha Marta Nordeste 2025. A competição reúne seleções femininas dos nove estados da região — Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe — e segue até o próximo sábado (8). Mais do que um torneio esportivo, a iniciativa representa um marco para o fortalecimento do futebol feminino amador e para a valorização das atletas nordestinas.

Idealizada em parceria entre o Ministério do Esporte, o Consórcio Nordeste e a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj), a Copa Rainha Marta Nordeste é a primeira competição regional voltada exclusivamente para seleções femininas amadoras. A proposta é abrir novas oportunidades para jogadoras e treinadoras e fortalecer a base do futebol feminino brasileiro.

De acordo com a diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Marileia Santos, conhecida como Michael Jackson, a criação da copa é resultado de um trabalho conjunto e da visão de futuro para o esporte feminino.
“Essa é uma competição pioneira no futebol feminino nordestino. Tivemos o cuidado de convidar treinadores de clubes para que viessem assistir aos jogos como olheiros. A ideia é que daqui possam surgir atletas para o futebol profissional”, destacou.

Leia Também:  Cruzeiro vence Athletico-PR por 2 a 0 e se aproxima do G4 no Brasileirão

A secretária de Esporte e Lazer de Alagoas, Lydia Pollyana, reforçou o simbolismo do evento para o fortalecimento da modalidade na região. “A grande semana do futebol feminino do Nordeste chegou, e é uma felicidade enorme poder, junto ao Consórcio Nordeste, realizar esta edição da Copa Rainha Marta Nordeste. Esse evento representa um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino regional e para o reconhecimento das nossas atletas”, afirmou.

Além das partidas, a programação prevê rodas de conversa e atividades voltadas à valorização do futebol feminino e ao protagonismo das mulheres no esporte. A expectativa é que o torneio se torne itinerante, percorrendo as capitais nordestinas nas próximas edições.

A abertura dos jogos foi marcada pela vitória da seleção do Piauí sobre a Paraíba, por 3 a 0. A primeira fase é disputada em três grupos, com jogos em turno único. Os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado avançam às semifinais. As partidas decisivas serão em jogo único, incluindo a final, marcada para o sábado (8).

Tabela da fase de grupos – Primeira rodada:
Terça-feira (4)

  • 9h – Piauí x Paraíba (Grupo A)
  • 15h – Maranhão x Bahia (Grupo B)
  • 19h – Pernambuco x Alagoas (Grupo C)
Leia Também:  Red Bull goleia Mirassol e fica perto da classificação no Paulistão

Quarta-feira (5)

  • 9h – Pernambuco x Rio Grande do Norte (Grupo C)
  • 15h – Piauí x Ceará (Grupo A)
  • 19h – Maranhão x Sergipe (Grupo B)

Quinta-feira (6)

  • 9h – Bahia x Sergipe (Grupo B)
  • 15h – Alagoas x Rio Grande do Norte (Grupo C)
  • 19h – Paraíba x Ceará (Grupo A)

A Copa Rainha Marta Nordeste é um tributo à maior jogadora da história do futebol brasileiro e inspira uma nova geração de meninas que sonham em ocupar os gramados do país.

 

Assessoria de Imprensa – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Com apoio da Lei de Incentivo, corrida Girl Power Run tomará conta das ruas de Brasília no domingo

Publicados

em

Com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), a segunda edição da Girl Power Run Brasília, corrida de rua com 6 mil participantes que se tornou um movimento nacional de inspiração e autocuidado, será neste domingo (16). Consolidada como a segunda maior corrida feminina do Brasil, é exclusiva para mulheres que buscam qualidade de vida e novos desafios.

“É uma alegria imensa estarmos aqui para celebrar a Girl Power Run Brasília 2025 — um evento que representa muito mais do que uma corrida. Representa união, força, saúde, autoestima e, acima de tudo, o protagonismo das mulheres em todos os espaços, inclusive no esporte. Apoiá-la por meio da Lei de Incentivo ao Esporte reforça o compromisso do Ministério do Esporte em ampliar oportunidades, democratizar o acesso e promover iniciativas que valorizem a participação feminina nas práticas esportivas”, afirma a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolinne Neves.

Para ela, a a Girl Power Run é um exemplo inspirador de como o esporte pode transformar vidas, criar redes de apoio e incentivar novas gerações de meninas e mulheres a ocuparem seus lugares com confiança e coragem. “Como diretora da Lei de Incentivo, fico muito orgulhosa de ver recursos públicos sendo aplicados em projetos que realmente fazem diferença na sociedade — que fortalecem a saúde, estimulam valores de sororidade e mostram que o esporte é, sim, um poderoso instrumento de inclusão e desenvolvimento social.”

Leia Também:  Ministro do Esporte fortalece ações para pessoas com TEA e lança guia inédito

Movimento que inspira

O Setor Bancário Norte será o palco de celebração da Girl Power Run Brasília, com presença confirmada de autoridades, jornalistas, clubes de corrida e influenciadores do universo esportivo e do bem-estar. As 6 mil inscrições se esgotaram antes do prazo final, confirmando o sucesso de um evento que já se tornou um marco no calendário esportivo do país.

Com provas de 5 km e 10 km, haverá transmissão ao vivo pelos canais Sabin Diagnóstico e Saúde e Mania de Corrida, e uma arena com experiências de saúde, beleza, música e gastronomia.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA