CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Ministério do Esporte apresenta políticas públicas na Câmara voltadas para o esporte amador e inclusão social

Publicados

ESPORTES

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (17), na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, o Ministério do Esporte detalhou as ações voltadas ao esporte amador, à educação, ao lazer e à inclusão social. O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNEAELIS), Paulo Henrique Cordeiro, foi o responsável por apresentar os dados e programas desenvolvidos pela pasta.

Durante a sessão, o secretário destacou a importância das emendas parlamentares para a consolidação das políticas públicas da área. “Grande parte do nosso orçamento vem das dotações orçamentárias do Parlamento. Buscamos estreitar os laços e transformar esses recursos em políticas públicas de qualidade e eficiência para o povo brasileiro”, afirmou.

Segundo Cordeiro, em 2024 o ministério já contabiliza um total de 593 obras, 46 equipamentos esportivos entregues e 769 programas e projetos executados com apoio das emendas parlamentares. No total, mais de R$ 1,7 bilhão foi investido.

Outro ponto de destaque foi o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujo sistema para apresentação de propostas permanece aberto até a próxima sexta-feira (20). “Reabrimos essa semana para que cerca de 800 municípios possam apresentar suas propostas e ter acesso a essa política pública. Nosso sonho é que todos os municípios do país tenham uma arena esportiva”, disse o secretário. Entre 2024 e 2025, o PAC recebeu mais de 8 mil propostas voltadas à infraestrutura esportiva.

Leia Também:  Roda de conversa e visita a projetos sociais reforçam a presença do governo Lula no Rio de Janeiro

A audiência também tratou da tramitação das propostas encaminhadas à SNEAELIS e dos principais programas da secretaria, como o Programa Segundo Tempo, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), o Vida Saudável e as iniciativas incentivadas pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Paulo Henrique ressaltou que está sendo construído um fluxo de trabalho mais eficiente para análise e execução das propostas. “Queremos garantir que as políticas públicas aconteçam da melhor maneira possível, de forma célere e permanente, independentemente de quem ocupe o cargo de ministro ou secretário”, disse. Ele ainda tranquilizou os parlamentares quanto à destinação das verbas: “Todas as dotações serão transformadas em políticas públicas que chegam efetivamente à população.”

Parlamentares presentes elogiaram a atuação do ministério. O deputado Luiz Lima (Novo-RJ) destacou o desempenho da pasta: “Parabenizo a equipe do Ministério do Esporte pelo trabalho. Os projetos estão sendo executados de forma eficiente e assertiva. A política tem dado resultados.”

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Atividades do Programa Academia de Futebol são destaque no Soccer Experience em Viçosa (MG)

Publicados

em

O Ministério do Esporte acompanhou, no último fim de semana, as ações desenvolvidas pelo Programa Academia de Futebol no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, que integraram o Soccer Experience, evento de grande relevância para o fomento e a difusão de pesquisas nas modalidades de futebol, futsal e beach soccer.

Representando o MEsp, o assessor técnico da Secretaria de Futebol e dos Direitos do Torcedor, Rogério Gedeon, apresentou os resultados da parceria mantida com o órgão desde 2018. A agenda incluiu o acompanhamento das atividades dos núcleos de prática esportiva e dos laboratórios de pesquisa aplicada, que se destacam na produção de conhecimento científico e na articulação entre universidade e campo esportivo.

O Programa Academia de Futebol, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, já investiu aproximadamente R$ 17 milhões, por meio de 47 parcerias com universidades federais, estaduais e institutos federais em todas as regiões do país, desde o início da parceria.

Leia Também:  Fluminense empata com Mamelodi Sundowns e garante classificação às oitavas do Mundial de Clubes

Durante o evento, foram promovidas ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento do futebol e de suas modalidades correlatas, beneficiando diretamente milhares de pessoas, entre estudantes, atletas, profissionais da área esportiva e comunidades atendidas pelos projetos.

“A iniciativa reforça a importância da integração entre o ambiente acadêmico e o desenvolvimento das modalidades de futebol, futsal e beach soccer, promovendo a formação qualificada de profissionais e o avanço de estudos voltados ao fortalecimento do esporte no Brasil”, afirmou Gedeon.

A parceria entre os dois órgãos tem como objetivo aproximar o ambiente acadêmico das práticas esportivas, incentivando a produção científica, a troca de experiências e a construção de conhecimento voltado ao desenvolvimento do esporte em nosso país.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA