ESPORTES
NOTA OFICIAL
ESPORTES
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou duas ações de controle de rotina antidoping nesta sexta-feira (17/10). A primeira no Clube de Regatas do Flamengo e a segunda, no Centro de Treinamento do Palmeiras.
O teste antidopagem faz parte da carreira do atleta e deve ser reconhecido como atividade habitual. Se igualmente essas equipes são relevantes, igualmente serão tratadas, sem que seja colocado em risco o sigilo e confidencialidade das missões. Essa informação só poderia se tornar pública quando todos os atletas estivessem formalmente notificados.
Ambas as ações seguem total conformidade com o Código Mundial Antidopagem, o Código Brasileiro Antidopagem (CBA) e o Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA), sem o registro de qualquer intercorrência, com observância integral de todas as normas internacionais que regem o combate ao doping.
De acordo com as mencionadas normas, a ABCD pode realizar testes a qualquer tempo, e em qualquer lugar, inclusive durante treinos e atividades de rotina, sem necessidade de aviso prévio, com o objetivo de garantir a imprevisibilidade e a efetividade do Sistema Nacional Antidopagem. Ressalte-se que outras operações foram realizadas em todos os clubes do campeonato – não só no dia da principal atividade, mas também antes de partida – sempre com acompanhamento dos atletas durante todo o trabalho em campo, como preconiza a norma internacional.
Além disso, os Oficiais da ABCD atuam com absoluto sigilo, confidencialidade e integridade do processo, observando limites operacionais e respeitando a privacidade dos atletas e das equipes. O acompanhamento dos atletas após a notificação faz parte do procedimento Padrão Internacional de Testes da AMA/WADA, sendo obrigatório até a finalização da coleta — independentemente do local ou da atividade em curso. Importante frisar que essa etapa não impede nem interrompe as atividades previstas, tendo os oficiais que aguardar a conclusão dos treinos e demais compromissos da equipe, de modo a não interferir na rotina esportiva.
A ABCD ressalta ainda que os testes realizados por outras organizações internacionais, como a Conmebol, não interferem nem substituem o planejamento nacional de testes, que segue critérios técnicos — como sorteio, risco e representatividade — e podem, inclusive, ser complementares.
Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Fonte: Ministério do Esporte
ESPORTES
Beneficiária do Bolsa Atleta conquista o ouro e se consagra campeã mundial no taekwondo
A beneficiária do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, Maria Clara Pacheco, tornou-se campeã mundial do taekwondo na manhã desta sexta-feira (24.10) ao derrotar a sul-coreana Yu-Jin Kim na categoria até 57 kg, em Wuxi na China. Com o feito histórico, a atleta tira o Brasil de um jejum de vinte anos desde o título de Natália Falavigna, em 2005.
Maria Clara iniciou no Bolsa Atleta em 2017, na categoria de base. Em 2018 passou para a categoria internacional, em 2019 para a nacional, e após dois anos voltou à categoria internacional. Em 2024 tornou-se atleta pódio, a categoria mais alta do programa. Durante quase dez anos como integrante do programa, o Ministério do Esporte já investiu na atleta cerca de R$ 259, 4 mil.
A atleta de 22 anos venceu a final por 2 x 0, com 2 x 2 na primeira parcial e 12 x 10 no segundo. Na primeira luta do torneio venceu a portuguesa Leonor Correia. Depois, ganhou da espanhola Laura Rodriguez Marquina e da norte-americana Faith Dillon. Na semifinal, bateu a chinesa Luo Zongshi, sua adversária das Olimpíadas de Paris e até então campeã mundial, por 4 x 0.
“Com muito orgulho festejamos a conquista da Maria Clara Pacheco, que, com garra, talento e dedicação, se sagrou campeã mundial de taekwondo. Um feito histórico com o apoio do Programa Bolsa Atleta, que esteve ao seu lado, oferecendo suporte profissional, financeiro e institucional para que ela pudesse treinar, competir e se desenvolver com excelência. A vitória da Maria Clara é também a vitória do Brasil, da política pública que acredita no esporte e investe no sonho dos nossos atletas”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
“Estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que estavam na torcida. É uma emoção que não consigo explicar. É a primeira vez ganhando um título tão importante, e que era, realmente, o objetivo do ano”, disse a atleta bastante emocionada.
A santista, Maria Clara, conheceu o taekwondo por meio do projeto social NTKD em São Vicente: “Peguei gosto pelo taekwondo e decidi abandonar os outros esportes para me dedicar só a ele”, ressaltou a atleta.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
-
FAMOSOS5 dias atrásFilho de Faustão exibe foto do pai sorridente em evento de família: ‘Feliz’
-
MATO GROSSO5 dias atrásSema aproxima casal de antas para possível reprodução em Santo Antônio de Leverger
-
Mulher6 dias atrásNo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, Ministério das Mulheres reforça medidas de prevenção e detecção precoce
-
POLÍCIA7 dias atrásGoverno de MT assina ordem de serviço para novas instalações de três delegacias no prédio do antigo Cridac
-
Tribunal de Justiça de MT4 dias atrásInstituições assinam termo de cooperação para reforçar combate à corrupção em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrásVárzea Grande é reconhecida como município sustentável
-
TCE MT4 dias atrásTCE-MT integra acordo interinstitucional em defesa da integridade e transparência na gestão pública
-
Tribunal de Justiça de MT4 dias atrásCidadania digital: parceria entre TJMT e Poder Executivo aproxima o cidadão dos serviços da Justiça
