CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

TCE MT

TCE-MT emite parecer favorável à aprovação das contas de governo de três municípios

Publicados

TCE MT

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Relator das contas de Barão de Melgaço, conselheiro Campos Neto. Clique aqui para ampliar.

Com superávit de execução orçamentária e equilíbrio financeiro, as contas anuais de governo de Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, referentes ao exercício de 2023, receberam parecer prévio favorável à aprovação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Sob relatoria dos conselheiros Campos Neto e José Carlos Novelli, os balanços foram apresentados na sessão ordinária desta terça-feira (10).

Sobre Barão de Melgaço, o conselheiro-relator, Campos Neto, frisou que a gestora foi diligente na aplicação dos recursos, com destaque para remuneração do magistério da Educação Básica, cujo investimento correspondeu a 103,09% dos recursos recebidos por conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), índice superior aos 70% estabelecido pela legislação. “Houve responsabilidade nas ações e serviços públicos de saúde, sendo aplicado 22% do produto da arrecadação dos impostos, percentual acima do mínimo de 15% previsto na Constituição Federal. No que se refere ao repasse ao Poder Legislativo, a gestora também cumpriu o limite estabelecido em lei.”

Leia Também:  Plenário julga regulares contas de gestão da Defensoria Pública do Estado
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Relator das contas de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, conselheiro José Carlos Novelli. Clique aqui para ampliar.

Responsável pelas análise das contas anuais de governo de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, o conselheiro José Carlos Novelli salientou que ambas as gestões evidenciaram a existência de superávits de execução orçamentária e financeira. “Em se tratando de Chapada, ao comparar as receitas correntes líquidas arrecadadas nos exercícios de 2022 e 2023, constatou-se crescimento significativo de 16,21%. De igual forma, a arrecadação da receita tributária própria no ano de 2023 foi 37,71% superior à de 2022, elevando o grau de independência financeira do município.”

Já no que tange às contas de Santo Antônio de Leverger, Novelli apontou que o município demonstrou capacidade financeira para saldar os compromissos de curto prazo, visto que possui R$ 24,6 milhões a título de disponibilidade financeira bruta, enquanto os restos a pagar processados, não processados e demais obrigações financeiras, perfazem R$ 11,8 milhões.

Leia Também:  Presidente do TCE-MT recomenda que Sinfra-MT realize seis audiências públicas nas regiões afetadas por concessões

“Além disso, ambos as gestões observaram os percentuais mínimos constitucionais nas áreas de educação, Fundeb e saúde, cumpriram os limites de gastos com pessoal e repasses ao Poder Legislativo, não registrando dívida consolidada líquida ao final de 2023. Feitas essas ponderações e considerando o conjunto dos elementos analisados emito parecer prévio favorável à aprovação das contas de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, com ressalvas”, sustentou. 

Diante do exposto, os conselheiros-relatores votaram pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação dos balanços, sendo seguidos por unanimidade do Plenário. 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TCE MT

TCE-MT realiza última campanha de doação de sangue de 2024 nesta quarta e quinta-feira; inscreva-se

Publicados

em

Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, nesta quarta (18) e quinta-feira (19), a última edição da campanha de doação de sangue de 2024. Iniciativa da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), a ação é fruto de parceria com o MT-Hemocentro, e visa não só o bem-estar físico, mas também social dos servidores e da população.

Nesta terceira edição, os interessados devem se inscrever pelo telefone (65) 3613-7557, uma vez que serão levados à sede do banco de sangue público para a coleta, das 8h às 12h.

A parceria entre o TCE-MT e o MT-Hemocentro existe há seis anos e, conforme a assessora do NQVT, Conceição Moraes Pinto Piva, a intenção é, além de contribuir com o estoque do banco público, conscientizar os servidores sobre a importância da doação. “O TCE-MT se preocupa com o bem-estar físico e social de seus servidores e campanhas como esta mostram que esse cuidado vai além das estruturas da sede, se estendendo à população em geral.”

Leia Também:  Sérgio Ricardo anuncia monitoramento de hanseníase nas contas anuais dos municípios

Médico do MT-Hemocentro, Manoel Rômulo Rizental, explica que alguns critérios precisam ser previamente levados em consideração quando existe a intenção de se voluntariar como doador de sangue. “A pessoa precisa estar bem de saúde, bem alimentada, ter dormido bem e não ter se submetido a esforço físico extremo no dia da doação.”

Rizental também destaca que existem algumas contraindicações, como estar gestante e fazer o uso de alguns medicamentos. Pessoas com quadro de resfriado, vômitos e diarreia, também não podem doar. “Por isso, fazemos uma triagem antes que a doação ocorra efetivamente. O Hemocentro visa não só a segurança do sangue de quem vai receber, como também preza pela segurança do doador.”

Quem pode doar?

Conforme o Ministério da Saúde (MS), aquele que deseja ser um doador deve ter mais de 50 kg, estar na faixa etária entre 16 e 69 anos, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, estar em bom estado de saúde e bem alimentado. Nunca realizar a doação em jejum.

Leia Também:  Municípios podem definir melhor forma de alienação de bens públicos, aponta TCE-MT

Lembrando que homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue, que pode salvar até quatro vidas. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar ingestão de bebida alcoólica e atividade física.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA