TCE MT
TCE-MT fortalece debate pelo fim das desigualdades regionais em fórum permanente criado pela ALMT
TCE MT
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
O conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, anunciou a parceria com o Legislativo em reunião com o deputado estadual Thiago Silva nesta quarta-feira. Clique aqui para ampliar. |
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, vai integrar o Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa (ALMT) e fortalecer o debate pelo fim das desigualdades regionais.
A parceria com o Legislativo foi anunciada pelo presidente nesta quarta-feira (11), em reunião com o deputado estadual Thiago Silva, autor da lei n° 11.519 que cria o Fórum e presidente da Comissão Setorial Temática de Desenvolvimento Regional.
“Parabenizo o deputado estadual Thiago Silva pelo trabalho e empenho, pois a solução para Mato Grosso está no desenvolvimento regional. É necessário promover políticas permanentes, independentemente de governo A ou B, para cuidar das pessoas dos 142 municípios. Essa é uma das discussões mais importantes para o futuro do estado”, afirmou Sérgio Ricardo.
Na ocasião, o presidente do TCE também sugeriu a realização de fóruns em pequenos municípios. “Enquanto deputado, fiz um simpósio em Indiavaí e sugiro que a gente realize o fórum em São José dos Quatro Marcos, Poxoréu, por exemplo. Um dos meus primeiros atos como presidente do TCE-MT foi visitar e conhecer Araguainha, discutindo o desenvolvimento da cidade e da região”, comentou.
Thiago Silva, por sua vez, agradeceu ao presidente do TCE pela receptividade e luta pelo fim das desigualdades regionais. “Nós já contamos com representantes do TCE-MT na Câmara Setorial e agora vamos contar com essa parceria fundamental para o Fórum. Para nós, é muito importante a participação do Sérgio Ricardo porque ele é um estudioso e defensor do desenvolvimento regional.”
O Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional será implementado em 2025 pela ALMT, em parceria com o TCE-MT e outras instituições. O objetivo será promover o desenvolvimento para todas as regiões do estado. “A grande produção estadual, acima da capacidade de consumo da população mato-grossense, ainda não foi capaz de desenvolver as estruturas regionais e alavancar o grau de bem-estar da população e o Fórum Regional irá trabalhar projetos e alternativas viáveis que possam propiciar o desenvolvimento social e econômico, garantindo qualidade de vida para todos os mato-grossenses”, concluiu o deputado.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT
TCE MT
TCE-MT realiza última campanha de doação de sangue de 2024 nesta quarta e quinta-feira; inscreva-se
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, nesta quarta (18) e quinta-feira (19), a última edição da campanha de doação de sangue de 2024. Iniciativa da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), a ação é fruto de parceria com o MT-Hemocentro, e visa não só o bem-estar físico, mas também social dos servidores e da população.
Nesta terceira edição, os interessados devem se inscrever pelo telefone (65) 3613-7557, uma vez que serão levados à sede do banco de sangue público para a coleta, das 8h às 12h.
A parceria entre o TCE-MT e o MT-Hemocentro existe há seis anos e, conforme a assessora do NQVT, Conceição Moraes Pinto Piva, a intenção é, além de contribuir com o estoque do banco público, conscientizar os servidores sobre a importância da doação. “O TCE-MT se preocupa com o bem-estar físico e social de seus servidores e campanhas como esta mostram que esse cuidado vai além das estruturas da sede, se estendendo à população em geral.”
Médico do MT-Hemocentro, Manoel Rômulo Rizental, explica que alguns critérios precisam ser previamente levados em consideração quando existe a intenção de se voluntariar como doador de sangue. “A pessoa precisa estar bem de saúde, bem alimentada, ter dormido bem e não ter se submetido a esforço físico extremo no dia da doação.”
Rizental também destaca que existem algumas contraindicações, como estar gestante e fazer o uso de alguns medicamentos. Pessoas com quadro de resfriado, vômitos e diarreia, também não podem doar. “Por isso, fazemos uma triagem antes que a doação ocorra efetivamente. O Hemocentro visa não só a segurança do sangue de quem vai receber, como também preza pela segurança do doador.”
Quem pode doar?
Conforme o Ministério da Saúde (MS), aquele que deseja ser um doador deve ter mais de 50 kg, estar na faixa etária entre 16 e 69 anos, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, estar em bom estado de saúde e bem alimentado. Nunca realizar a doação em jejum.
Lembrando que homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue, que pode salvar até quatro vidas. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar ingestão de bebida alcoólica e atividade física.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT
-
CIDADES4 dias atrás
Faissal destaca importância de aprovação de projeto de lei que cria Rede Estadual de Ajuda Humanitária
-
POLÍCIA3 dias atrás
Casa noturna Garden reforça compromisso com segurança após incidente: agressor identificado e medidas tomadas
-
GERAL5 dias atrás
Polícia Civil e Corpo de Bombeiros localizam mais uma ossada em cemitério clandestino
-
GERAL3 dias atrás
Defensivos Biológicos: Sustentabilidade e Produtividade da Soja Mesmo em Tempos de Desafios Climáticos
-
GERAL5 dias atrás
Agrovino 2025 celebra a culinária ovina com concursos gastronômicos em Bagé
-
GERAL3 dias atrás
Cuidados Essenciais para a Sanidade das Vacas no Período das Águas
-
GERAL3 dias atrás
Projeto permite uso de drones para obter prova em processos criminais
-
GERAL3 dias atrás
Projeto inclui ecocardiograma fetal entre exames de rotina do pré-natal no SUS