CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TRE

Conselho Editorial prorroga prazo para envio de artigos à Revista DeMocrática

Publicados

TRE

O Conselho Editorial responsável pela Revista DeMocrática prorrogou o prazo para o recebimento de artigos a serem publicados no volume 12. Os textos devem ser encaminhados, em formato eletrônico, para os e-mails [email protected] e [email protected] até o dia 1º de janeiro de 2026.    

 

Serão admitidos trabalhos que versem sobre matéria eleitoral, constitucional, administrativa e demais assuntos de interesse da Justiça Eleitoral, em conformidade com a política editorial da revista.  

 

Podem ser submetidos à análise textos de integrantes das comunidades científica e acadêmica, além de profissionais da área. A prorrogação do prazo e as normas editoriais constam no Edital nº 02/2025, assinado pelo juiz-membro Welder Queiroz dos Santos, diretor da EJE-MT. O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (03.11) do Diário de Justiça Eletrônico (DJE).  

 

A publicação é um produto da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), e foi instituída por meio da Resolução nº 1.553, de 9 de dezembro de 2014, alterada pela Resolução nº 2.602, de 20 de maio de 2021. O ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) da revista é 2447-9403. 

Leia Também:  Em reunião, gestão acompanha cumprimento do Plano Geral das Eleições de 2024

 

Normas editoriais 

 

Entre outras exigências, os artigos devem conter de 10 a 20 páginas, incluindo anexos, gráficos e tabelas, com numeração progressiva de seções e subseções. Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Democrática, que decidirá sobre a publicação. Os autores serão informados sobre o recebimento dos textos, sua aceitação e a provável data de publicação. A seleção dos artigos dependerá do juízo de oportunidade do Conselho Editorial. 

 

Os artigos aprovados serão submetidos à revisão gramatical e à adequação às normas da Associação Brasileira e Normas Técnicas (ABNT). Não será devida qualquer remuneração aos autores pela publicação dos trabalhos. Os autores dos artigos publicados receberão cinco exemplares do respectivo número da revista. 

 

A Revista Democrática tem como propósito publicar artigos que abordem temas relacionados à matéria eleitoral, constitucional, administrativa e demais assuntos de interesse da Justiça Eleitoral. A linha editorial visa estimular a produção de artigos doutrinários e/ou científicos, contribuindo para o debate crítico e construtivo acerca de temas relevantes para a Justiça Eleitoral. 

Leia Também:  Justiça Eleitoral realiza mutirões em Jaciara, Juscimeira e São Pedro da Cipa

 

Dúvidas podem ser encaminhadas ao Conselho Editorial pelos e-mails [email protected] e [email protected], ou pessoalmente, por meio da EJE-MT, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Casa da Democracia, prédio anexo ao TRE-MT, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.750, bairro Centro Político e Administrativo (CPA), em Cuiabá. 

 

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra três profissionais em um ambiente corporativo, reunidos em torno de um notebook. Duas mulheres estão sentadas, com expressões de atenção e interesse, enquanto um homem de terno observa por trás, sorrindo levemente. Ao lado esquerdo da imagem, há a capa da Revista Democrática – Volume 11 – 2024, publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).  

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRE

Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis

Publicados

em

A sessão plenária 9340 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) celebrou, nesta quinta-feira (13.11), a conclusão do biênio do juiz-membro Edson Dias Reis. A cerimônia marcou a despedida do magistrado, com homenagens por sua trajetória na Corte. Membros do Pleno, o Ministério Público Eleitoral, a OAB e servidores destacaram o período de atuação do juiz. A sessão foi acompanhada por alunos do curso de Direito da UNIC. 

Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis

“A contribuição do magistrado é visível. A presença em 164 sessões plenárias e os mais de 800 atos decisórios, entre votos colegiados, monocráticos e interlocutórios, demonstram um legado de trabalho e dedicação à Justiça Eleitoral”, pontuou a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, ao apresentar os números da produtividade do juiz. 

O vice-presidente e corregedor, desembargador Marcos Machado, entregou o diploma de reconhecimento e destacou a importância da missão espiritual e da consciência do propósito do cargo. O sentimento de amizade foi ecoado pelos pares. O juiz membro do Pleno, Luiz Otávio Marques, definiu o colega como “daqueles que ficam”, um magistrado que interpreta a lei com humanidade e equilíbrio. Já a juíza federal Juliana Paixão relembrou o acolhimento e a sensibilidade do juiz em momentos pessoais. “Você me acolheu de uma forma muito especial, muito humano, muito carinhoso”. 

Leia Também:  Em reunião, gestão acompanha cumprimento do Plano Geral das Eleições de 2024

Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis    Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis

Para o juiz membro, Pérsio Landim, o período em que atuou ao lado do magistrado, a quem chamou de “decano”, foi de muito aprendizado. “Eu me sentia seguro ao seu lado, olhava seus votos como referência”. Também prestaram suas homenagens o juiz membro, Rafael Arantes, que o definiu como um profissional que “sempre traz luz às situações”, e o Ministério Público Eleitoral. 

 

O Reconhecimento da Advocacia e dos Servidores 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) levou sua mensagem pela voz de Rodrigo Cirineu. “A advocacia testemunhou um julgador atento às garantias constitucionais, sereno e que sempre acolheu os advogados com respeito, reafirmando a importância do contraditório”. 

Pelo corpo técnico do Tribunal, o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Diogo, falou em nome dos servidores. Ele recordou a trajetória do juiz desde a atuação em Poconé, destacando a “ponderação e educação com todos os servidores”, da recepção ao plenário. A equipe do gabinete do magistrado também realizou uma entrega de presentes no início da cerimônia. 

Leia Também:  Justiça Eleitoral de Mato Grosso finaliza entrega das urnas eletrônicas nos locais de votação

Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis

Em seu discurso, o magistrado Edson Reis agradeceu. “Ao chegar ao fim deste ciclo, trago no coração o mesmo sentimento do início: alegria e satisfação em servir”. Ele recordou sua jornada, iniciada aos 17 anos. “Posso dizer que vivi a democracia brasileira por dentro e por inteiro, desde a urna de lona, dos votos em papel, até os desafios éticos da era digital, como as fake news”. 

O magistrado fez um reconhecimento à atual gestão, lembrando a fala da presidente Serly na posse sobre a união de um “coração valente e um coração forte”. “Este tempo desafiador exige essas ações firmes, como o enfrentamento a influências externas nas eleições e o avanço no cadastro biométrico”. Ao final, citando a música “Amigos para sempre”, ele deixou uma mensagem de continuidade. “Como amigos nós diremos até breve, e não adeus. Nada vai nos separar”. 

TRE-MT Sessão Plenária 9340 de 13.11.2025

 

Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA