MATO GROSSO
Bustamante defende maior contrapartida do Governo Federal aos estados no combate ao tráfico de drogas
MATO GROSSO

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, defendeu que o Governo Federal aumente a contrapartida aos estados no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas. Ele argumenta que Mato Grosso é o estado brasileiro, que mais realiza leilões com bens provenientes do crime, no entanto, pouco deste recurso retorna aos cofres públicos estaduais.
“Mato Grosso é o estado que mais organiza leilões de materiais apreendidos do narcotráfico e de organizações criminosas. Nós temos feito um debate institucional no Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre esta questão. O custo das operações, do leilão e de tudo que envolve a realização é do Estado de Mato Grosso, mas o que retorna para cá ainda é pouco”, destacou Bustamante.
A defesa foi feita durante o Workshop do projeto piloto do monitoramento do mercado de drogas ilícitas no estado de Mato Grosso, realizado pelo Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), nesta quinta-feira (09.06), em Cuiabá.
Mato Grosso foi um dos cinco estados brasileiros escolhidos para o debate, que também reuniu representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e representantes da Polícia Nacional da Colômbia, esta última com larga experiência no combate ao narcotráfico.
Bustamante lembrou ainda que Mato Grosso tem se tornado referência no assunto. Além da realização dos leilões, o Estado possui o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), que atua nos 900 quilômetros de fronteira seca e alagada com a Bolívia e que tem expandido seu modelo de atuação a outros estados, como Rondônia e Acre.
O aparelhamento das forças de segurança, promovido pela atual gestão, foi lembrado pelo secretário como ponto importante no combate ao narcotráfico. Recentemente, o Governo do Estado entregou mais de R$ 30 milhões em equipamentos, entre eles, equipamentos infravermelhos para identificação de drogas, destinados às unidades da Polícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) do estado.
Também participaram do evento o diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Senad, Marcelo de Oliveira Andrade; o diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis), desembargador Marcos Machado; representantes das Polícias Civil e Militar de Mato Grosso, Politec, Gefron e juízes que integram a Comissão Especial Sobre Drogas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

MATO GROSSO
Sine-MT disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

Em Cuiabá e Várzea Grande são 420 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas estão 68 vagas para auxiliar de linha de produção, 38 vagas para auxiliar de limpeza, 25 vagas para ajudante de obras, 16 vagas para operador de caixa, 14 vagas para conferente de carga e descarga, 13 vagas para promotor de vendas e 11 vagas para mecânico de manutenção de máquina industrial.
Também estão disponíveis para Cuiabá 10 vagas para repositor de mercadorias, 9 para vendedor interno, 8 para encanador, 6 para cozinheiro de restaurante, 4 para auxiliar de sushiman, três para coveiro, duas para técnico de rede (telecomunicações) e uma vaga para técnico de edificações.
Também estão sendo ofertadas 28 vagas para Pessoas com deficiência (PCD), nas áreas de auxiliar de limpeza, operador de caixa, auxiliar administrativo, ajudante de carga e descarga de mercadoria e vendedor interno.
O município de Sapezal (560 km de Cuiabá) conta com 358 vagas nesta semana. Dentre as oportunidades estão: 105 vagas para auxiliar de linha de produção, 86 para operador de máquina agrícola, 55 para trabalhador agropecuário em geral, 24 para ajudante de carga e descarga de mercadoria, 20 para operador de processo de produção, 10 para ajudante de serviço de (aplicação de produtos agroquímicos), cinco para assistente administrativo, três para motorista de caminhão, três para supervisor de exploração agropecuária, duas para borracheiro e uma vaga para operador de empilhadeira.
Em Rondonópolis (216 km de Cuiabá), 321 vagas estão disponibilizadas, dentre elas: 40 vagas para servente de pedreiro, 32 para operador de caixa, 30 para pedreiro, 15 para repositor em supermercados,14 para carpinteiro, 10 para vendedor de serviços, cinco para técnico em fibras óticas, duas para tratorista agrícola, duas para zelador, uma para classificador de grãos, umas para funileiro de automóveis (reparação), uma para contador e uma vaga para técnico de controle de qualidade.
A unidade de Sinop (476 km de Cuiabá) também contabiliza 254 postos de trabalho disponíveis no Sine-MT. Entre as oportunidades estão: 34 vagas para auxiliar de limpeza, 17 para empacotador a mão,10 para operador de processo de produção, nove para orientador educacional, oito para estoquista, sete para assistente de vendas, três para ajudante de eletricista, duas vagas para auxiliar de dentista, duas para fiscal de prevenção de perdas, uma para jardineiro, uma para nutricionista e uma vaga para engenheiro de meio ambiente.
As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas.
Atendimento
Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente. Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento.
Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é de 10h às 18h.
Confira a relação das vagas de emprego em anexo.
Fonte: Governo MT – MT
-
CURIOSIDADES7 dias atrás
CASACOR Mato Grosso
-
Ministério Publico MT5 dias atrás
Um depoimento especial
-
BRASIL4 dias atrás
Movimento Vambora representa MT na Expo Favela Innovation, em São Paulo
-
GERAL5 dias atrás
Neste sábado tem ação de vacinação: confira os locais
-
BRASIL20 horas atrás
Deputado Paulo Araújo integra comitiva de Mato Grosso na COP 28
-
GERAL5 dias atrás
Revisão do contrato da Águas tira aumento de tarifa no próximo ano e cria Tarifa Vulnerável
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Em viagem de Lula à Arábia Saudita, encontro empresarial organizado pela ApexBrasil promete negócios a curto prazo
-
SAÚDE2 dias atrás
Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção