MATO GROSSO
Com apoio das Forças de Segurança, Cuiabá recebe 7ªedição projeto “Cultura pela Paz”
MATO GROSSO

Com apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Cuiabá recebe neste fim semana o projeto Cultura pela Paz com a 7ª Edição do programa Quero Mais Cultura, que é realizado pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg) e o Instituto Leverger. A entrada é gratuita.
O evento será realizado neste sábado (24.5) no bairro Altos do Parque e no domingo (25.5) no Residencial Coxipó.
Nos dois dias a programação começa às 16h30 com o pouso do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a partir das 17h é realizada a abertura do evento com exposição das Forças de Segurança do Estado, apresentações culturais e feira gastronômica.
Neste sábado, os participantes poderão conhecer as Forças de Segurança do Estado e os serviços prestados por elas à comunidade. Dentre as atrações culturais está a apresentação do show dos humoristas Nico e Lau e do músico Márcio Viola. Veja a programação completa abaixo.
Para o Secretário Adjunto de Integração Operacional (Saiop), Coronel PM, Fernando Augustinho, a Feconseg tem sido uma parceira fundamental no fortalecimento das forças de segurança com a população.
“A Federação juntamente com as Forças de Segurança, Coordenadoria de Polícia Comunitária e todos os parceiros da SESP são grandes cooperadores nas estratégias de segurança pública seja na divulgação dos trabalhos, na identificação das necessidades das comunidades e na busca pela melhoria dos serviços prestados por toda SESP, inclusive fazendo a gestão de recursos provenientes de acordos judiciais para melhoria tecnológica e estrutural das forças de segurança que compõe a nossa Secretaria”, destacou.
O presidente do Feconseg, Danilo Moraes, ressaltou que o evento tem a intenção de levar cultura à comunidade e aproximá-la das forças de segurança. “O objetivo do projeto Cultura Pela Paz é levar ações preventivas em parceria com a Secretaria, através da cultura e lazer, integrando a sociedade junto às forças de segurança”.
Click aqui e acesse a programação de sábado (24.5) no bairro Altos Parque.
Click aqui e acesse a programação de domingo (25.5) no bairro Residencial Coxipó.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Sema mobiliza sociedade para construção dos planos de gestão da Bacia do São Lourenço

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço iniciaram a mobilização para garantir a participação da sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço, localizada na região sul do Estado. Os dois instrumentos de gestão são ferramentas essenciais para garantir o uso múltiplo, racional e sustentável da água.
Para garantir o envolvimento da sociedade, foi criado um site (www.prh-p5.com.br) com informações sobre a importância e área de abrangência da bacia hidrográfica, cronograma de atuação e detalhes sobre os produtos que serão elaborados para a gestão da Bacia do Rio São Lourenço. Foi disponibilizado ainda canal de acesso via whatsapp (66) 99999-6957. Acesse aqui o vídeo explicativo sobre o assunto.
O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Magalhães Noquelli, destaca que os instrumentos de gestão devem ser concluídos até 2026 e que ao longo do seu desenvolvimento serão realizados diversos eventos para apresentação dos estudos elaborados e para recebimento de contribuições.
“Precisamos trazer os usuários, o poder público e a sociedade civil como um todo para a discussão da gestão de recursos hídricos para garantirmos o uso múltiplo, racional e sustentável das águas, prevenindo crises e conflitos hídricos e promovendo a saúde humana, bem como a proteção e recuperação dos ecossistemas aquáticos, em benefício das gerações presentes e futuras”, ressaltou.
A presidente do Comitê da Bacia do São Lourenço, Milly Siqueira Almeida, explicou que a base hidrográfica do São Lourenço possui características marcantes e abrange 14 municípios.“O principal contribuinte da bacia é o Rio Vermelho, um rio turvo que possui bastante sedimento. Já o Rio São Lourenço mesmo, de onde ele nasce, na região de Campo Verde, Jaciara e Juscimeira é extremamente claro, de águas cristalinas. E quando os dois se encontram, o São Lourenço com o Rio Vermelho, já é característica de pantanal”.
Segundo o consultor socioambiental, Flávio Ribeiro Rocha, a elaboração do plano de recursos hídricos e da proposta de enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço foi dividida em cinco etapas: levantamento de informações, diagnóstico, prognóstico, enquadramento e plano de ações.
Dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) já instalados em Mato Grosso, três (CBH Sepotuba, CBH Cabaçal e CBH Alto Paraguai Superior) já estão com os planos de bacias hidrográficas aprovados e outros dois, CBH Alto Cuiabá e do CBH São Lourenço, estão em desenvolvimento. Existem ainda os CBHs do Alto Rio das Mortes, Alto Araguaia, Arinos, Jauru e o Baixo, Médio e Alto Teles Pires.
Fonte: Governo MT – MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Ginásticas rítmica e artística estreiam nos jogos estudantis com muita emoção
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
Projetos de educação e gestão patrimonial serão abordados em Encontro
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
MPMT acompanha apresentação de Plano Estadual de Defesa da Mulher
-
TCE MT4 dias atrás
TCE-MT aponta que administração pública pode usar pregão por maior lance em concessões
-
TRE4 dias atrás
Mutirão atenderá eleitores e eleitoras de Nova Guarita
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
Concessionária de água é acionada por falhas no abastecimento
-
ESPORTES3 dias atrás
Ministério do Esporte apresenta políticas públicas na Câmara voltadas para o esporte amador e inclusão social
-
Ministério Publico MT4 dias atrás
MPMT e Câmara firmam TAC para regularização da Procuradoria Legislativa