MATO GROSSO
Polícias Civil e Militar prendem homens que cometeram homicídio em ritual para enriquecer
MATO GROSSO
Dois homens apontados como autores de um homicídio ocorrido na madrugada desta quinta-feira (23.10), no município de Tesouro, foram presos em flagrante em ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, em investigações realizadas logo após o crime.
Os suspeitos, de 19 e 22 anos, confessaram a participação no crime, motivado em razão de um sacrifício humano para um pacto de riqueza. Eles foram autuados em flagrante pelo crime de homicídio triplamente qualificado pelo motivo torpe, motivo fútil e meio cruel.
A vítima João Victor Nascimento Alves Moreira, de 31 anos, foi assassinada na madrugada de quinta-feira (23), na residência de um dos suspeitos, na área urbana de Tesouro. A vítima foi encontrada já sem vida com ferimentos provocados por arma branca.
Assim que foi acionada sobre os fatos, as equipes da Polícia Civil e Polícia Militar iniciaram as diligências para apuração dos fatos. Em conversa com testemunhas foi levantada a informação de que o principal suspeito seria o morador da casa em que ocorreu o crime, um jovem de 22 anos, que morava no local há cerca de quatro meses.
Com base nas informações, as equipes policiais foram até o local de trabalho do suspeito, uma fazenda a 15 quilômetros do município, onde ele foi localizado e questionado, confessou o crime. Em uma primeira versão, ele alegou que a motivação do crime seria o fato de ter sido assediado pela vítima, após eles ingerirem bebida alcoólica.
Porém, em continuidade às diligências foi identificado por meio de análise de câmeras de segurança da cidade, a participação do segundo suspeito, de 19 anos, visto ao lado da vítima e de seu comparsa momentos antes do crime.
Diante das evidências, o jovem também foi detido e também confessou o crime, relatando que a verdadeira motivação dos fatos é que teria feito um “pacto de riqueza”, em que uma entidade teria exigido um sacrifício humano.
De comum acordo, os dois envolvidos decidiram matar uma pessoa para cumprir o pacto, abordando a vítima em um bar e posteriormente a atraindo para residência onde ocorreram os fatos. A vítima foi rendida com um golpe mata-leão e posteriormente esfaqueada.
Durante as diligências, os policiais apreenderam resíduos de parafina de vela em um bar onde o suspeito afirmou ter realizado o ritual. Na residência do jovem, de 19 anos, a mãe dele entregou as roupas utilizadas no crime, que haviam sido lavadas por orientação do suspeito, na tentativa de eliminar vestígios. As peças foram apreendidas e encaminhadas para perícia.
Ainda no mesmo dia, a Polícia Militar localizou a faca utilizada no homicídio e o celular da vítima, que havia sido descartado em uma área de matagal.
Os dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Guiratinga, onde após serem interrogados pela delegada Lígia Silveira Avelar foram autuados em flagrante pelo crime de homicídio triplamente qualificado. “As investigações seguem em andamento para apuração completa das circunstâncias e motivações do crime.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Defesa Civil destaca importância do plano de ação de emergência em simpósio estadual
A Defesa Civil de Mato Grosso participou, nesta quinta-feira (23.10), do 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, realizado em Cuiabá, destacando a atuação da instituição para a gestão de riscos e prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.
A apresentação foi realizada pelo superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, que apontou os processos de análise dos Planos de Ação de Emergência (PAE) e o trabalho de visitas técnicas para verificação da sinalização das rotas de fuga, pontos de encontro e sistemas de alarme.
Também foram ressaltadas a importância da capacitação dos colaboradores e da população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) e a realização de exercícios simulados para as ações de prevenção.
“A segurança de barragens é uma pauta fundamental dentro da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, porque estamos discutindo como trabalhar de forma mais eficiente na gestão de risco e desastre, tendo em vista que esse tipo de emergência tem um potencial muito elevado de causar danos ao meio ambiente e, principalmente, à população que está dentro da zona de autossalvamento”, destacou o superintendente.
Simpósio estadual
O 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT) entre os dias 22 e 24 de outubro, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá.
E o evento foi voltado aos profissionais de meio ambiente, estudantes, empreendedores e demais interessados, com objetivo de fortalecer a integração entre os órgãos públicos, entidades técnicas e o setor privado na gestão de riscos e na prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.
Entre os temas abordados estiveram projetos; mudanças climáticas; problemas relacionados às barragens existentes; plano de segurança, ação e emergência; estudos de ruptura, ações da Defesa Civil no Estado e fiscalização de barragem pela Sema.
Fonte: Governo MT – MT
-
FAMOSOS5 dias atrásFilho de Faustão exibe foto do pai sorridente em evento de família: ‘Feliz’
-
MATO GROSSO5 dias atrásSema aproxima casal de antas para possível reprodução em Santo Antônio de Leverger
-
Mulher6 dias atrásNo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, Ministério das Mulheres reforça medidas de prevenção e detecção precoce
-
POLÍCIA7 dias atrásGoverno de MT assina ordem de serviço para novas instalações de três delegacias no prédio do antigo Cridac
-
Tribunal de Justiça de MT4 dias atrásInstituições assinam termo de cooperação para reforçar combate à corrupção em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrásVárzea Grande é reconhecida como município sustentável
-
Tribunal de Justiça de MT4 dias atrásCidadania digital: parceria entre TJMT e Poder Executivo aproxima o cidadão dos serviços da Justiça
-
TCE MT4 dias atrásTCE-MT integra acordo interinstitucional em defesa da integridade e transparência na gestão pública
