CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Secretários estaduais de Educação reforçam articulação para políticas públicas que integrem tecnologia e educação em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Reunidos em Cuiabá, os secretários estaduais de Educação do país reforçaram a articulação para políticas públicas que integrem tecnologia e educação nas salas de aula, durante encerramento da 2ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nesta sexta-feira (29.11).

Desde quarta-feira, no Inter Hotel, o Grupo de Trabalho discutiu o futuro da tecnologia na educação básica e as estratégias de boas práticas nas salas de aula. O evento, organizado pelo Consed, teve como anfitriã a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). O primeiro encontro ocorreu em outubro, no Paraná.

O objetivo do evento, que reuniu profissionais de tecnologia das redes estaduais dos 26 estados e do Distrito Federal, foi discutir e formular ações relacionadas às competências digitais na educação.

As oficinas temáticas realizadas no último dia abordaram temas de infraestrutura, competências digitais e gestão de tecnologias.

Ao final, os representantes dos grupos compartilharam os principais pontos discutidos e fortaleceram o compromisso com a implementação de ações estratégicas para integrar tecnologia e educação.

Leia Também:  Força Tática detém quadrilha, apreende armas e frustra tentativa de homicídio em Sorriso

O secretário de Estado de Educação do Paraná e líder do GT, Roni Miranda Vieira, apontou que o grupo do Consed mapeia quais são as demandas de cada estado em relação à inovação e tecnologias. “Em breve, teremos um planejamento estratégico para ser colocado em ação”, disse.

Roni disse também que os maiores beneficiados com todo esse empenho coletivo serão os estudantes. “Tudo o que estamos fazendo para modernizar o sistema de ensino, do pedagógico à gestão escolar, vai refletir em sala de aula com uma aprendizagem diferente”, completou.

Para o secretário de Estado de Educação de Mato Grosso e membro do GT, Alan Porto, um dos pontos centrais do encontro entre os estados é a troca de boas práticas relacionadas aos pilares conectividade, sistemas e competências digitais.

“Queremos que o exemplo de Mato Grosso seja levado e aplicado nos demais estados, afinal, é esse o objetivo do GT”, completou Alan.

Em Mato Grosso, 85% das escolas dispõe de sinal WIFI em salas de aula. Todos os professores da rede estadual contam com notebook, e os estudantes têm à disposição Chromebooks, além das plataformas de Matemática e Línguas Portuguesa e Inglesa.

Leia Também:  Embaixador brasileiro nos Emirados Árabes reconhece atuação da primeira-dama de MT no Parajiu- jitsu

O secretário também demandou aos técnicos do Ministério da Educação (MEC), que participam da reunião do Consed, respostas para os passos futuros.

Além dos secretários de educação de Mato Grosso, do Paraná e representantes de outros cinco estados, o evento contou com a participação de Isaías Aparecido da Silva, Secretário-Executivo de Educação do Distrito Federal (DF) e representante do Consed; Anita Stefani, Diretora de Apoio à Gestão Educacional e de Inovação do Ministério da Educação (MEC); Ana Dal Fabbro, Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC; Julia Sant’Anna, Diretora-Executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o representante da Coalizão TEC Educação, entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sema mobiliza sociedade para construção dos planos de gestão da Bacia do São Lourenço

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço iniciaram a mobilização para garantir a participação da sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço, localizada na região sul do Estado. Os dois instrumentos de gestão são ferramentas essenciais para garantir o uso múltiplo, racional e sustentável da água.

Para garantir o envolvimento da sociedade, foi criado um site (www.prh-p5.com.br) com informações sobre a importância e área de abrangência da bacia hidrográfica, cronograma de atuação e detalhes sobre os produtos que serão elaborados para a gestão da Bacia do Rio São Lourenço. Foi disponibilizado ainda canal de acesso via whatsapp (66) 99999-6957. Acesse aqui o vídeo explicativo sobre o assunto.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Magalhães Noquelli, destaca que os instrumentos de gestão devem ser concluídos até 2026 e que ao longo do seu desenvolvimento serão realizados diversos eventos para apresentação dos estudos elaborados e para recebimento de contribuições.

Leia Também:  Seduc orienta escolas sobre prazo para envio de dados ao Inep até 31 de julho

“Precisamos trazer os usuários, o poder público e a sociedade civil como um todo para a discussão da gestão de recursos hídricos para garantirmos o uso múltiplo, racional e sustentável das águas, prevenindo crises e conflitos hídricos e promovendo a saúde humana, bem como a proteção e recuperação dos ecossistemas aquáticos, em benefício das gerações presentes e futuras”, ressaltou.

A presidente do Comitê da Bacia do São Lourenço, Milly Siqueira Almeida, explicou que a base hidrográfica do São Lourenço possui características marcantes e abrange 14 municípios.“O principal contribuinte da bacia é o Rio Vermelho, um rio turvo que possui bastante sedimento. Já o Rio São Lourenço mesmo, de onde ele nasce, na região de Campo Verde, Jaciara e Juscimeira é extremamente claro, de águas cristalinas. E quando os dois se encontram, o São Lourenço com o Rio Vermelho, já é característica de pantanal”.

Segundo o consultor socioambiental, Flávio Ribeiro Rocha, a elaboração do plano de recursos hídricos e da proposta de enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço foi dividida em cinco etapas: levantamento de informações, diagnóstico, prognóstico, enquadramento e plano de ações.

Leia Também:  PM apreende adolescente suspeito de tráfico de drogas em Sinop

Dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) já instalados em Mato Grosso, três (CBH Sepotuba, CBH Cabaçal e CBH Alto Paraguai Superior) já estão com os planos de bacias hidrográficas aprovados e outros dois, CBH Alto Cuiabá e do CBH São Lourenço, estão em desenvolvimento. Existem ainda os CBHs do Alto Rio das Mortes, Alto Araguaia, Arinos, Jauru e o Baixo, Médio e Alto Teles Pires.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA