MATO GROSSO
Seleções de basquetebol e voleibol disputam títulos estaduais dos Jogos Abertos Mato-grossenses
MATO GROSSO
O município de Lucas de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá) sedia a primeira etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2025, que são promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-mt). Entre sexta-feira (14.11) e domingo (16.11), 41 equipes de municípios de todas as regiões do Estado competem pelos títulos mato-grossenses de basquetebol e de voleibol.
Depois de cinco etapas regionais, a competição com seleções da categoria adulta chega à sua fase estadual dividida em dois fins de semana. As disputas das modalidades de futsal e handebol ocorrem em Sorriso, de 21 a 23 de novembro.
Em Lucas do Rio Verde, o evento estadual reúne as seleções campeãs e vice-campeãs de basquetebol e voleibol nas etapas regionais. Participam da competição mais de 500 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.
As delegações representam os municípios de Juara, Guiratinga, Rondonópolis, Vera, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop, Ipiranga do Norte, Aripuanã, Pontes e Lacerda, Curvelândia, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Pontal do Araguaia, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, Campo Verde, Araputanga, Comodoro, Matupá, Peixoto de Azevedo e Primavera do Leste.
Divididas por modalidades, as partidas de voleibol serão realizadas no Ginásio Ernesto Zortéa e no Ginásio Municipal Didé, enquanto as disputas de basquetebol ocorrerão no Ginásio de Esportes Pimpão e no Ginásio Ângelo Nadin.
Já a abertura oficial está marcada para esta sexta-feira (14.11), às 19h30, no Ginásio Ernesto Zortéa, localizado no bairro Pioneiro. Com a presença de autoridades locais e estaduais, a solenidade é aberta ao público e contará com atrações, que incluem apresentações artísticas e acendimento do fogo simbólico dos Jogos.
“Chegamos à etapa final e em breve vamos conhecer as seleções campeãs mato-grossenses dos Jogos Abertos. Agradecemos a parceria da prefeitura de Lucas do Rio Verde na realização dessa etapa estadual e aos demais municípios pelo envolvimento que garante a continuidade da prática esportiva na categoria adulta. E parabéns às equipes participantes e finalistas, todas mostraram a força do esporte em Mato Grosso”, destaca o secretário da Secel, David Moura.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Fonte: Governo MT – MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásInscrições para seletivo de brigadistas temporários termina neste sábado (20)
-
MATO GROSSO4 dias atrásCertificação nacional habilita 18 cães para operações de busca e resgate dos Corpos de Bombeiros
-
MATO GROSSO4 dias atrásForça Tática prende mulher com 11 quilos de drogas em Rondonópolis
-
MATO GROSSO4 dias atrásSeduc alinha investimentos com municípios dos vales do Cuiabá e do Araguaia
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFaissal afirma ter atuado exclusivamente como advogado agrário e contesta associação a suposto esquema investigado pela PF
-
MATO GROSSO4 dias atrásNove municípios de Mato Grosso ganham destaque estadual com o selo “minha biblioteca faz a diferença”
-
MATO GROSSO4 dias atrásEdição especial da Feira no Museu de História Natural terá “arraiá junino” neste domingo (21)
-
MATO GROSSO4 dias atrásPolícia Civil incinera três toneladas de drogas apreendidas em ações das Forças de Segurança


