CIDADES
Faissal apresenta requerimento e pede correções em portaria da Seduc
CIDADES
O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) apresentou um requerimento de reconsideração, onde pede a mudança de alguns dispositivos previstos em uma portaria publicada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). No documento, o parlamentar aponta que algumas especificidades destacadas na publicação comprometem o serviço oferecido nas unidades escolares, além de sobrecarregar alguns dos servidores.
A Portaria nº 1.138/2024 da Seduc foi instituída com a intenção de aprimorar as condições nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso. Ela previa diversos avanços, como designação de auxiliares técnicos para os diretores, contribuindo para uma gestão mais eficiente e estruturada. Outra melhoria foi a inclusão de técnicos especializados em agricultura nas escolas rurais, o que fortalece a educação contextualizada e favorece o desenvolvimento de habilidades ligadas ao setor primário, valorizando as particularidades do ambiente rural.
No entanto, alguns dispositivos da Portaria merecem revisão para assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais e garantir um ambiente escolar seguro e saudável. Entre os pontos que precisam ser melhorados, segundo Faissal Calil, estão definições referentes aos cargos de merendeiras, limpeza e vigia, além de procedimentos relacionados a bibliotecas.
Segundo o deputado, a distribuição de uma profissional para cada 250 alunos sobrecarrega a merendeira, exigindo que ela cozinhe, sirva e faça a limpeza. Essa carga de trabalho compromete a qualidade do serviço de alimentação. Em relação a limpeza, a proporção de um servidor para cada 600m² não leva em conta a quantidade de alunos e o fluxo diário de pessoas nas áreas comuns e salas de aula. Além disso, a transferência dos vigias para o período diurno implica em desvio de função, transformando-os em agentes de pátio, o que não corresponde à sua função original.
“Esse requerimento é essencial para garantir que as demandas e preocupações dos profissionais da educação sejam ouvidas e consideradas. A revisão desses dispositivos poderá assegurar melhores condições de trabalho, respeitar as atribuições originais de cada função e proporcionar um ambiente educacional
RONDONÓPOLIS
Prefeitura deposita segunda parcela do 13° salário nesta sexta
Servidores da Prefeitura de Rondonópolis já estão recebendo a segunda parcela do 13° salário. A Secretaria Municipal de Finanças depositou nesta sexta-feira (13) o montante total de R$ 9.032.943,48 que deverão movimentar a economia local, especialmente com o proximidade das compras de fim de ano.
O servidores que recebem pela Caixa Econômica Federal podem movimentar seus valores já nesta sexta-feira. Já quem recebe via portabilidade deve esperar pelo próximo expediente útil banbcário para usufruir de seus proventos.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrás
Educação de Várzea Grande conquista Selo Ouro em programa de compromisso com a alfabetização do Ministério da Educação
-
TRE3 dias atrás
AVALIAÇÃO – Ampliação do público acima de 70 anos nas próximas eleições é foco de reunião no TSE
-
CUIABÁ7 dias atrás
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Equilíbrio das contas públicas permite que investimentos impactem diretamente na vida dos cidadãos”, afirma secretário de Fazenda
-
CUIABÁ7 dias atrás
Prefeitura de Cuiabá entrega mais 100 filtros de barro para idosos no CCI Aidee Pereira
-
CUIABÁ3 dias atrás
Lançamento do ‘Natal da Gente 2024’ no Parque das Águas será marcado por um incrível show drones, luzes e muito encantamento
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Ambulatório de Atenção à Transexualidade já realizou mais de 300 atendimentos
-
TCE MT4 dias atrás
TCE-MT propõe solução emergencial para evitar colapso na saúde de Cuiabá e VG