CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Faissal apresenta requerimento e pede correções em portaria da Seduc

Publicados

CIDADES

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) apresentou um requerimento de reconsideração, onde pede a mudança de alguns dispositivos previstos em uma portaria publicada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). No documento, o parlamentar aponta que algumas especificidades destacadas na publicação comprometem o serviço oferecido nas unidades escolares, além de sobrecarregar alguns dos servidores.

A Portaria nº 1.138/2024 da Seduc foi instituída com a intenção de aprimorar as condições nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso. Ela previa diversos avanços, como designação de auxiliares técnicos para os diretores, contribuindo para uma gestão mais eficiente e estruturada. Outra melhoria foi a inclusão de técnicos especializados em agricultura nas escolas rurais, o que fortalece a educação contextualizada e favorece o desenvolvimento de habilidades ligadas ao setor primário, valorizando as particularidades do ambiente rural.

No entanto, alguns dispositivos da Portaria merecem revisão para assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais e garantir um ambiente escolar seguro e saudável. Entre os pontos que precisam ser melhorados, segundo Faissal Calil, estão definições referentes aos cargos de merendeiras, limpeza e vigia, além de procedimentos relacionados a bibliotecas.

Leia Também:  Seciteci leva ciência para a 18ª edição do Ribeirinho Cidadão

Segundo o deputado, a distribuição de uma profissional para cada 250 alunos sobrecarrega a merendeira, exigindo que ela cozinhe, sirva e faça a limpeza. Essa carga de trabalho compromete a qualidade do serviço de alimentação. Em relação a limpeza, a proporção de um servidor para cada 600m² não leva em conta a quantidade de alunos e o fluxo diário de pessoas nas áreas comuns e salas de aula. Além disso, a transferência dos vigias para o período diurno implica em desvio de função, transformando-os em agentes de pátio, o que não corresponde à sua função original.

“Esse requerimento é essencial para garantir que as demandas e preocupações dos profissionais da educação sejam ouvidas e consideradas. A revisão desses dispositivos poderá assegurar melhores condições de trabalho, respeitar as atribuições originais de cada função e proporcionar um ambiente educacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Em reunião com profissionais da saúde bucal de Cuiabá, vereadora Michelly reafirma compromisso

Publicados

em

26/04/2025
Em reunião com profissionais da saúde bucal de Cuiabá, vereadora Michelly reafirma compromisso

Débora Inácio – Assessoria da Vereadora Michelly Alencar

Dando continuidade aos trabalhos voltados à melhoria da saúde bucal em Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, iniciou o sábado (26) participando de uma reunião com técnicos e auxiliares do setor. O encontro ocorreu na sede do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, em Cuiabá.

Durante a reunião, a vereadora — que recentemente promoveu uma audiência pública para debater os avanços e a necessidade de melhorias estruturais nas unidades de saúde bucal da capital — ouviu as principais demandas dos profissionais e reafirmou seu compromisso com a causa.

“Quero que vocês saiam daqui hoje sabendo que têm alguém lutando ao lado de vocês. O salário está em dia, mas, quando falamos em saúde bucal, pensamos em todo o sistema: dentistas, técnicos, auxiliares, instrumentos, equipamentos e a estrutura física. Vocês são parte fundamental para garantir à população um atendimento de qualidade. E isso só será possível com condições favoráveis de trabalho. Minha presença aqui é para reafirmar que continuarei cobrando e trabalhando pelas melhorias nas unidades de saúde bucal de nossa cidade. Contem comigo”, afirmou Michelly.

Leia Também:  Sine-MT realiza atendimentos e encaminhamentos em feira de empregabilidade

Além dos representantes dos profissionais da saúde bucal, também participaram da reunião a vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, e outros parlamentares.

Ainda neste sábado, Michelly Alencar visitará escolas estaduais atendidas pelo programa Escola da Família.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA