AGRONEGÓCIO
Brasil se consolida como líder global nas exportações de commodities agropecuárias
AGRONEGÓCIO
O Brasil alcançou um feito histórico ao se tornar o maior exportador mundial de commodities agropecuárias, superando os Estados Unidos. Um estudo realizado pelo Insper aponta que essa ascensão se deve, principalmente, ao crescimento expressivo da produção de soja, milho e carnes, além da implementação de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis no campo. Rogério Teixeira de Melo, Senior Advisor para Cadeia de Valor do Carbono e Alimentos na UPL, enfatiza a resiliência do produtor brasileiro, fator essencial para o êxito do setor, mesmo frente aos desafios globais.
A expansão do mercado internacional também desempenhou papel decisivo, com a China se consolidando como o principal destino das exportações brasileiras. A busca constante por eficiência produtiva, aliada ao compromisso com a sustentabilidade, posiciona o Brasil de maneira estratégica no comércio global, assegurando alimentos, fibras e bioenergia para diversos países. A competitividade do agronegócio brasileiro reflete a capacidade de adaptação e inovação do setor, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da nação.
O impacto dessa conquista vai além dos números. O esforço de milhões de produtores rurais brasileiros sustenta não apenas o abastecimento interno, mas também contribui significativamente para a segurança alimentar mundial. O país destaca-se na produção de alimentos, como soja e carne, no fornecimento de fibras, como o algodão, e na geração de bioenergia, representando mais de 25% da matriz energética nacional – superando, inclusive, a soma de todas as hidrelétricas.
“O produtor rural brasileiro segue comprometido com a vocação do Brasil: alimentar o mundo com sustentabilidade e competitividade. Essa conquista não é apenas um número, mas o reconhecimento ao esforço de milhões de brasileiros que dedicam sua vida, trabalho e patrimônio para produzir”, conclui Teixeira de Melo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
AGRONEGÓCIO
Ministro André de Paula lança Programa de Integração Produtiva e Logística Brasil-Bolívia-Pacífico
O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, lança, na próxima terça-feira (23), às 10h, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília, o Programa de Integração Produtiva e Logística Brasil-Bolívia-Pacífico.
A iniciativa estratégica busca fortalecer a competitividade das cadeias produtivas das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, ampliando as alternativas para o escoamento da produção agropecuária nacional por meio de rotas logísticas que integram o território boliviano e alcançam os portos do Oceano Pacífico.
O programa contribuirá para ampliar o acesso do agronegócio brasileiro aos mercados asiáticos e da região do Pacífico, promovendo maior eficiência logística, redução de custos de transporte e incremento da competitividade dos produtos brasileiros no comércio internacional.
SERVIÇO
Lançamento do Programa de Integração Produtiva e Logística Brasil-Bolívia-Pacífico
Data: 23 de junho (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) – Brasília (DF)
Informações à imprensa
-
TECNOLOGIA6 dias atrásBrasília ganha Hub de Inovação Aeroespacial
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásSecretária apresenta disposição para diálogo e esclarecimentos durante sessão na Câmara
-
CUIABÁ6 dias atrásFeira da Agricultura Familiar amplia oportunidades de renda e fortalece venda direta na Praça Alencastro
-
Sinop6 dias atrásSinop recebe abertura regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses no sábado (20)
-
Sinop6 dias atrás10ª Conferência Municipal de Saúde reúne cerca de 400 participantes para debater melhorias e o futuro do SUS em Sinop
-
Sinop6 dias atrásSinop marca presença no maior encontro nacional da Assistência Social em Fortaleza
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásAvança projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
SAÚDE6 dias atrásPará recebe investimento histórico de R$ 137,6 milhões do Ministério da Saúde


