CUIABÁ
Prefeitura discute com TCE desafios financeiros e ampliação da rede de assistência em Cuiabá e Várzea Grande
CUIABÁ
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, em conjunto com a Procuradoria Geral do Município, participou nesta segunda-feira (22), de uma reunião com o conselheiro Guilherme Maluf, presidente da Comissão Permanente de Assistência Social do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, para discutir os desafios enfrentados por Cuiabá e Várzea Grande diante do aumento da demanda por atendimentos sociais e da necessidade de fortalecimento do financiamento das políticas públicas voltadas à população em vulnerabilidade.
Representando a Prefeitura de Cuiabá, participaram do encontro a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, além do procurador-geral Luiz Junior e do procurador Gustavo Coutinho. Também estiveram presentes representantes da assistência social de Várzea Grande, incluindo gestores e equipes técnicas. O presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo também participou do encontro.
A reunião teve como foco principal a construção de um diagnóstico detalhado sobre a realidade social enfrentada pelos dois municípios, especialmente em razão da pressão crescente sobre os serviços socioassistenciais. Cuiabá e Várzea Grande concentram demandas de moradores locais, de municípios do interior e também de pessoas vindas de outros estados em busca de oportunidades.
No primeiro trimestre de 2026, os dados da Vigilância Socioassistencial evidenciaram a dimensão dessa demanda em Cuiabá. Somente os CRAS registraram 39.490 atendimentos individualizados. O Cadastro Único somou 11.507 atendimentos entre atualizações e inclusões, enquanto 1.650 famílias e indivíduos permaneceram em acompanhamento pelo PAIF.
Na proteção especial, os CREAS realizaram 1.904 atendimentos. Já o Centro POP contabilizou 6.908 atendimentos prestados a 1.304 pessoas em situação de rua, sendo 64,6% migrantes. As unidades de acolhimento para adultos e famílias atenderam 593 pessoas, com 1.128 registros de acolhimento.
Segundo Hélida Vilela, o encontro representou um avanço importante para o fortalecimento da assistência social nos municípios. “A criação de uma mesa técnica demonstra que o objetivo é construir soluções concretas para Cuiabá e Várzea Grande. Não se trata de impor novas demandas aos municípios, mas de auxiliar na busca por um financiamento perene e suficiente para garantir a continuidade e o fortalecimento da política de assistência social”, destacou.
De acordo com a secretária, o diagnóstico será elaborado por técnicos do TCE para identificar as necessidades específicas de cada município e subsidiar futuras tratativas junto ao Estado e à União, incluindo a discussão sobre ampliação do cofinanciamento e possíveis aportes extraordinários.
Durante a reunião, também foi debatida a necessidade de inserir a assistência social no planejamento estratégico de longo prazo de Mato Grosso, considerando o crescimento populacional e o aumento das vulnerabilidades sociais nas cidades-polo do estado.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
TECNOLOGIA6 dias atrásBrasília ganha Hub de Inovação Aeroespacial
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásSecretária apresenta disposição para diálogo e esclarecimentos durante sessão na Câmara
-
Sinop6 dias atrásSinop recebe abertura regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses no sábado (20)
-
CUIABÁ6 dias atrásFeira da Agricultura Familiar amplia oportunidades de renda e fortalece venda direta na Praça Alencastro
-
Sinop6 dias atrás10ª Conferência Municipal de Saúde reúne cerca de 400 participantes para debater melhorias e o futuro do SUS em Sinop
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásAvança projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
Sinop6 dias atrásSinop marca presença no maior encontro nacional da Assistência Social em Fortaleza
-
SAÚDE6 dias atrásPará recebe investimento histórico de R$ 137,6 milhões do Ministério da Saúde


