CUIABÁ
SMS cria cronograma de ações voltadas para promoção e prevenção da saúde básica da população em Cuiabá
CUIABÁ
Ações de promoção e prevenção à Saúde Pública estão sendo realizadas de forma intensificada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das equipes que compõem a rede de Atenção Primária de Cuiabá. Os trabalhos foram iniciados desde o início do ano e, conforme o cronograma, as ações acontecem até o mês de dezembro.
Em janeiro, as equipes executaram as atividades da campanha Janeiro Roxo, que aborda a luta contra a hanseníase. Em fevereiro, as equipes realizaram blitz educativas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em março, foi dado início à campanha ‘Março Lilás’, que aborda a importância dos cuidados da mulher e a prevenção ao câncer de mama e colo uterino. Em abril, a SMS realizou campanhas de vacinação contra a Influenza e capacitou servidores quanto à realização dos testes rápidos. Foi promovida também a ação ‘Feira da Saúde’, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. Os atendimentos foram voltados para o público em geral: homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
Maio desenvolveu diversas campanhas, sendo elas, “Maio Vermelho”, que aborda a saúde bucal e a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca. ‘Maio Laranja’, com ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Também tiveram destaque dois eventos diários, o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia da Conscientização da Fibromialgia.
Próximas ações
Junho começará com as ações voltadas para as campanhas de vacinação, em alusão ao Dia Mundial de Imunização, que é no dia 9 de junho. Ainda em junho, ocorrerão as ações de prevenção e conscientização promovidas pela SMS na Parada da Diversidade Movimento LGBTQIAPN+, com representação institucional, distribuição de materiais educativos e orientações.
A ‘Campanha de Multivacinação’ será iniciada no dia 6 de julho, com atualização vacinal na caderneta de crianças e adolescentes. No dia 12, começam os trabalhos do ‘Julho Amarelo’, mês de luta contra as Hepatites Virais, com atividades educativas e eventos nas UBSs ofertando testagem para hepatite e demais ISTs.
Durante todo o mês de agosto, todas as unidades básicas estarão voltadas para a campanha ‘Agosto Dourado’. Serão realizadas palestras, exposições e rodas de conversas sobre a prática e importância do aleitamento materno. O Hospital Júlio Muller e o Hospital Geral serão parceiros nessas atividades. No dia 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nessa data, será realizada uma capacitação online para novos servidores, o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, com o objetivo de identificar dificuldades de implantação ou manutenção dos grupos de Antitabagismo no município de Cuiabá.
Em setembro, acontece a campanha ‘Setembro Amarelo’, que trabalha com a Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, serão realizadas ações visando discutir o tema. Outra ação importante que será realizada neste mês será a atualização da caderneta de vacina e a imunização das crianças de 0 a 9 anos.
O ‘Outubro Rosa’ será realizado durante todo o mês de maio, com cronograma ainda a ser definido. A Atenção Primária intensificará as ações voltadas para a Saúde da Mulher, por meio de mobilizações e sensibilização do público-alvo, com rodas de conversas, exposições, atividades educativas, realização de exames, coleta de material, realização de mamografia, orientação para o autoexame, encaminhamento dos casos com alteração para o serviço de referência, diagnóstico e monitoramento.
Ainda no mês de outubro, aconteceu a campanha ‘Outubro Verde’, de combate à sífilis e sífilis congênita, com realização de palestras educativas sobre as ISTs, testagem rápida e distribuição de preservativos.
No mês seguinte, os trabalhos se voltam para a campanha “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata, com ações voltadas para a atenção e importância dos cuidados com a saúde do homem. Serão mobilizadas equipes de saúde que realizarão ações nas empresas comerciais e industriais em suas respectivas áreas de abrangência, ofertando orientações sobre o cuidado com a saúde de forma integral.
Ainda em novembro, será realizada uma Campanha Nacional de Combate à dengue, com o objetivo de mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença.
Encerrando o ano, a SMS irá desenvolver as ações do ‘Dezembro Vermelho’, mês de conscientização e luta contra a AIDS. Os servidores realizarão uma grande mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas.
Todas essas ações estão inseridas no cronograma criado pela Secretaria Adjunta de Atenção Primária a ser executado pela Coordenadoria Técnica de Ações Primárias (CTAP) para a promoção da saúde com o campo de ações preventivas. A atenção básica conta atualmente com 113 equipes atuando nas 67 unidades. Está prevista ainda para este ano a implantação de mais 80 equipes de Saúde da Família (ESFs) nas unidades básicas e 25 equipes de saúde bucal, ampliando o horário de atendimento e a capacidade de atendimento aos pacientes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.
O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.
De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.
“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.
“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.
O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.
“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Sinop5 dias atrás10ª Conferência Municipal de Saúde reúne cerca de 400 participantes para debater melhorias e o futuro do SUS em Sinop
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásSecretária apresenta disposição para diálogo e esclarecimentos durante sessão na Câmara
-
TECNOLOGIA5 dias atrásBrasília ganha Hub de Inovação Aeroespacial
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásAvança projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
Sinop6 dias atrásSinop recebe abertura regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses no sábado (20)
-
SAÚDE5 dias atrásPará recebe investimento histórico de R$ 137,6 milhões do Ministério da Saúde
-
Sinop5 dias atrásSinop marca presença no maior encontro nacional da Assistência Social em Fortaleza
-
BRASIL5 dias atrásMinistério do Turismo vai a Natal orientar empreendedores sobre fundo que disponibiliza, em 2026, R$ 1 bilhão para o setor


