BRASIL
Ministro do Turismo prestigia o São João de Bananeiras (PB): haverá atendimento à imprensa e anúncio do programa ‘Qualifica Turismo Paraíba’
BRASIL
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, prestigia neste domingo (21) o São João de Bananeiras 2026. Ele vai atender a imprensa às 21h no camarote da prefeitura.
O São João de Bananeiras 2026 acontece de 20 a 23 de junho, reunindo grandes atrações nacionais, cultura nordestina, gastronomia típica e o clima aconchegante da serra paraibana. Considerado um dos eventos juninos mais tradicionais do Nordeste, o festival atrai milhares de turistas todos os anos para viver uma experiência única no coração do Brejo Paraibano.
No evento, o ministro vai falar sobre os festejos juninos no estado e anunciar o Qualifica Turismo Paraíba, que vai promover capacitação profissional no município.
A qualificação visa o fortalecimento da gestão empresarial no setor turístico da Paraíba, por meio da execução descentralizada de cursos, oficinas, formações técnicas e consultorias, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/PB).
O público-alvo prioritário são profissionais e trabalhadores que já atuam no setor turístico, especialmente em hotéis, pousadas, bares, restaurantes e comércio ligado ao atendimento ao visitante. Também serão contemplados jovens e adultos do município que buscam inserção no mercado de trabalho através do turismo.
- Evento: São João de Bananeiras
- Data: 21 de junho de 2026 (domingo)
- Horário: 21h
- Local: Camarote da prefeitura. Área de Eventos do São João de Bananeiras (Endereço: Rodovia PB-103, sentido Bananeiras-Dona Inês, Bananeiras/PB)
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL
Governo do Brasil inaugura Casa do Trabalhador em Belém e amplia acesso a serviços de emprego
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) entregou, nesta quinta-feira (18), a 12ª Casa do Trabalhador do país, localizada em Belém (PA). Situada na Travessa Padre Eutíquio, nº 1308, a unidade faz parte do processo de modernização e padronização das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), iniciativa iniciada pelo Governo Federal em 2023.
Durante a cerimônia de inauguração, o secretário-executivo do MTE, Francisco Macena, destacou que a nova estrutura reúne diversos serviços essenciais em um só lugar e anunciou que mais unidades serão entregues em todo o território nacional até o final do ano.
“O que nós queremos não é apenas o trabalhador empregado, mas que ele tenha perspectivas reais de ascensão econômica e social”, afirmou Macena.
Com a modernização das agências, o MTE busca resgatar o papel central das políticas de trabalho e estabelecer um novo padrão na prestação de serviços públicos, garantindo que o cidadão encontre, em um único ambiente, uma oferta integrada e simplificada de serviços, facilitando a rotina de quem mais necessita do apoio do Estado.
Estrutura moderna e acessível
A Casa do Trabalhador de Belém possui 450 m² de área construída. O espaço conta com uma recepção com capacidade para 40 pessoas sentadas, balcão de triagem, 12 guichês de atendimento presencial e cinco postos de autoatendimento.
A estrutura dispõe ainda de salas exclusivas para convocação e captação de vagas, atendimento psicológico, pré-seleção e salas de treinamento. O espaço é totalmente adaptado para pessoas com deficiência (PcD), além de contar com bicicletário e estacionamento próprio.
Nova carta de serviços
No local, a população terá acesso a serviços como intermediação de mão de obra, habilitação para o seguro-desemprego, orientações trabalhistas, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e atendimento voltado à imigração.
O espaço também disponibiliza ações de qualificação social e profissional, além de iniciativas de incentivo ao empreendedorismo e à economia solidária.
Além disso, a unidade conta com um Laboratório de Informática para a realização de cursos a distância e uma área de Autoatendimento Orientado, onde a equipe do Sine auxiliará os cidadãos no acesso aos serviços disponíveis em ambientes virtuais.
A unidade oferece ainda atendimento especializado de assistentes sociais e psicólogos, ampliando o suporte oferecido aos trabalhadores e à população em busca de oportunidades, orientação e acesso às políticas públicas de emprego e renda.
-
Sinop5 dias atrás10ª Conferência Municipal de Saúde reúne cerca de 400 participantes para debater melhorias e o futuro do SUS em Sinop
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásSecretária apresenta disposição para diálogo e esclarecimentos durante sessão na Câmara
-
TECNOLOGIA5 dias atrásBrasília ganha Hub de Inovação Aeroespacial
-
Sinop5 dias atrásSinop recebe abertura regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses no sábado (20)
-
SAÚDE5 dias atrásPará recebe investimento histórico de R$ 137,6 milhões do Ministério da Saúde
-
Sinop5 dias atrásSinop marca presença no maior encontro nacional da Assistência Social em Fortaleza
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásAvança projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
BRASIL5 dias atrásMinistério do Turismo vai a Natal orientar empreendedores sobre fundo que disponibiliza, em 2026, R$ 1 bilhão para o setor


