CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande reforça vacinação após novo caso suspeito de sarampo

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Município segue com um caso sob investigação: trata-se de uma criança de 9 anos que apresentou febre, manchas avermelhadas na pele, tosse e coriza. Ela permanece em isolamento até a liberação do resultado da amostra

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informa que, dos seis casos suspeitos de sarampo registrados no Município, cinco já foram descartados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Apenas um segue em investigação: trata-se de uma criança de 9 anos que apresentou febre, exantema (manchas avermelhadas na pele), tosse e coriza no dia 29 de setembro. Ela permanece em isolamento até a liberação do resultado da amostra.

Segundo Alessandra Carreira, gerente de vigilância epidemiológica, “as equipes da Vigilância, juntamente com as equipes da Atenção Primária, realizam o bloqueio vacinal seletivo, que consiste em vacinar, de acordo com o cartão de vacinas, todas as pessoas que tiveram contato com a criança”, explica.

VACINAÇÃO DISPONÍVEL NAS UNIDADES – A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente nas unidades de saúde do Município. A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Segundo a nova determinação do Ministério da Saúde, é recomendado que crianças a partir dos seis meses até os 11 meses realizem a dose zero da vacina contra o sarampo e crianças a partir de 1 ano, adolescentes e adultos até 29 anos devem ter duas doses de tríplice viral, já adultos com idade de 30 a 59 anos precisam de uma dose. Em relação aos profissionais da saúde, estes precisam ter duas doses independente da faixa etária.

Leia Também:  Fila Zero avança com R$ 400 milhões e amplia cirurgias em parceria com municípios

ALERTA EM MATO GROSSO – O Estado já confirmou três casos de sarampo este ano. Os três no município de Primavera do Leste. Um dos casos é uma mulher de 27 anos, grávida, que perdeu o bebê após complicações da doença. Tanto ela quanto o filho de 4 anos haviam tido contato com pessoas infectadas durante uma viagem à Bolívia.

Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande tem reforçado ações especiais de imunização. Nos dias 3 e 4 de outubro haverá vacinação no Várzea Grande Shopping, das 13h às 20h30. Já nos dias 8, 9 e 10, a imunização será no Aeroporto Marechal Rondon, das 8h às 16h, voltada especialmente para passageiros em trânsito.

COMPROMISSO COM A PREVENÇÃO – A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que a prioridade é impedir que o vírus entre no Município. “Estamos intensificando as ações, garantindo a busca ativa e ampliando a cobertura vacinal para proteger a população. A melhor forma de evitar o sarampo é estar com a vacinação em dia”, reforçou.

Leia Também:  Prefeitura intensifica serviços de zeladoria em diversos bairros de Várzea Grande

Além da dose de tríplice viral, as unidades de saúde também oferecem todas as vacinas do calendário nacional.

SINTOMAS E COMPLICAÇÕES DO SARAMPO – O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por vias respiratórias. Os sintomas mais comuns são febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse persistente, coriza, conjuntivite e pequenas manchas brancas na mucosa da boca.

Em crianças, a doença pode provocar complicações como diarreia intensa, otite, pneumonia, desnutrição e, em casos mais graves, sequelas neurológicas. Já em adolescentes e adultos, o sarampo pode evoluir para quadros severos, como encefalite, infecções respiratórias graves e, em gestantes, trazer risco de parto prematuro e até aborto espontâneo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Atletas revelados pelo VG Mais Esporte conquistam período de avaliação nas categorias de base do Cruzeiro

Publicados

em

O esporte de Várzea Grande alcançou mais uma importante conquista. Os jovens atletas Gabriel Sales Duarte, de 15 anos, e Juan David, de 14 anos, foram selecionados para realizar um período de avaliação técnica nas categorias de base do Cruzeiro, um dos maiores clubes do futebol brasileiro. A oportunidade é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte, executado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), por meio da Superintendência de Esportes.

Os atletas embarcam para Belo Horizonte nesta semana, onde permanecerão por 15 dias no centro de treinamento do clube mineiro. Durante esse período, serão avaliados pela comissão técnica do Cruzeiro e poderão conquistar uma vaga definitiva nas categorias de base da equipe.

Gabriel Sales Duarte, aluno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire, localizada na região do bairro Mapim, não escondeu a emoção ao falar sobre a oportunidade.

“Meu coração está a mil. É uma oportunidade que sempre sonhei e vou dar o meu máximo para conseguir essa vaga. Vou dar meu sangue dentro de campo para mostrar meu futebol e realizar o sonho de me tornar um jogador profissional. Também quero agradecer aos professores e ao projeto VG Mais Esporte por acreditarem no meu potencial e me darem essa oportunidade”, afirmou.

Já Juan David, estudante do 9º ano, morador do bairro Canelas e natural da Colômbia, vive em Várzea Grande há oito anos e também encara a experiência como a realização de um sonho de infância.

“Estou muito grato por essa oportunidade. Sempre sonhei em ser jogador de futebol e acredito que estou preparado para esse desafio. Tenho fé que vou conseguir fazer um bom teste e conquistar meu espaço. Vou aproveitar cada momento para mostrar tudo o que aprendi”, disse o atleta.

A emoção também toma conta da família dos jovens. A mãe de Juan, Yully Rocio, destacou o orgulho de ver o filho alcançando uma oportunidade tão importante.

Leia Também:  Prefeitura retira 150 toneladas em dois dias de limpeza no Residencial Jacarandá

“Meu coração está cheio de orgulho. Sou muito grata aos professores e a todos que acreditaram no meu filho. Essa é uma oportunidade enorme e nós sempre acreditamos no potencial dele. Tenho fé que ele vai crescer muito e alcançar seus sonhos. Só tenho a agradecer por tudo que estão proporcionando para ele”, declarou.

O professor Elias Rosa, responsável pelas aulas de futebol do projeto VG Mais Esporte, explicou que os dois atletas passaram por um rigoroso processo de seleção antes de serem indicados ao clube mineiro.

“Temos vários polos esportivos em Várzea Grande e realizamos uma seleção dos atletas que mais se destacam. Os professores fizeram uma primeira avaliação e encaminharam os melhores para um grupo especial de treinamento no polo do Ipase. Lá fizemos uma nova seleção e identificamos aqueles que tinham condições de disputar uma oportunidade em um grande clube. Conseguimos essa avaliação junto ao coordenador do Cruzeiro e agora eles terão a chance de mostrar seu talento”, explicou.

Segundo o treinador, os jovens permanecerão durante duas semanas dentro da estrutura do clube, sem custos para as famílias.

“Eles vão ficar alojados no Cruzeiro durante esse período de avaliação. Será uma experiência muito importante. Agora depende deles dentro de campo. Nós fizemos nossa parte, treinamos, orientamos e acreditamos muito no potencial dos dois. Eles foram escolhidos porque se destacaram entre muitos atletas e possuem qualidade. A expectativa é muito boa”, destacou.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a seleção dos atletas demonstra a importância dos investimentos realizados no esporte como ferramenta de transformação social.

“Ver dois jovens de Várzea Grande sendo selecionados para um período de testes em um dos maiores clubes do Brasil é motivo de muito orgulho para todos nós. Isso mostra que o esporte abre portas, transforma vidas e cria oportunidades reais para nossos estudantes. O VG Mais Esporte foi criado justamente para isso: revelar talentos, promover inclusão social e oferecer perspectivas para nossas crianças e adolescentes. Estamos na torcida para que Gabriel e Juan tenham muito sucesso e representem nossa cidade da melhor forma possível”, afirmou.

Leia Também:  Prefeita e deputado Hugo Garcia discutem ações para destravar agricultura familiar

O projeto VG Mais Esporte atende centenas de crianças e adolescentes em diferentes modalidades esportivas e tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento de novos talentos no município.

Agora, as atenções se voltam para Belo Horizonte. Com as malas prontas e muitos sonhos na bagagem, Gabriel e Juan carregam não apenas a expectativa de conquistar uma vaga no Cruzeiro, mas também o orgulho de representar Várzea Grande em um dos maiores centros de formação de atletas do país.

O superintendente de Esportes de Várzea Grande, Edimilson “Piranha”, destacou que a ida dos dois atletas para um período de testes no Cruzeiro é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte e do investimento da Prefeitura nas categorias de base.

“É motivo de muito orgulho ver dois atletas preparados por nós recebendo uma oportunidade em um clube do tamanho do Cruzeiro. Temos muitos talentos em Várzea Grande e estamos trabalhando para abrir portas para esses jovens. Agradeço à prefeita Flávia Moretti pelo apoio ao esporte e aos nossos professores, que fazem um trabalho fundamental na formação desses atletas. Acredito muito no potencial dos dois e espero que aproveitem essa oportunidade da melhor forma possível”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA