BRASIL
MEC inaugura Hospital Universitário da UFSJ em Divinópolis
BRASIL
O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta sexta-feira, 19 de junho, o novo Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (HU-UFSJ), em Divinópolis (MG). O governo federal investirá, anualmente, por meio da Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, vinculada ao MEC, R$ 341 milhões para o funcionamento do hospital, que beneficiará cerca de 1,3 milhão de pessoas de 54 municípios da macrorregião Oeste de Minas Gerais. O governo de Minas Gerais teve participação importante na construção da unidade e na aquisição de equipamentos.
A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; dos ministros da Educação, Leonardo Barchini, e da Saúde, Alexandre Padilha; do reitor da UFSJ, Marcelo Pereira; do presidente da HU Brasil, Arthur Chioro; da diretora-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Carla Chamon; e demais autoridades.
O presidente Lula afirmou que a entrega do hospital representa o compromisso do Estado com a garantia dos direitos assegurados à população brasileira. “A Constituição diz que todos nós temos os mesmos direitos, é por isso que eu estou inaugurando este hospital universitário”.
Lula também falou sobre a importância da expansão do acesso à educação superior como instrumento de transformação social e desenvolvimento do país. “Universidade é para os brasileiros pobres deixarem de ser pobres, virarem doutor e terem uma profissão. Esta é a minha obsessão pela educação deste país”.
O ministro Leonardo Barchini, falou sobre os avanços obtidos na área educacional vistos nos últimos anos e destacou a relevância do novo hospital para a população da região. “A gente avançou muito na educação deste país. Por isso que a gente precisa, para ter mais obras e hospitais como este, continuar este projeto que é a educação. Queremos ver este hospital a todo vapor, atendendo toda a população da região”.
Já o ministro Alexandre Padilha, reafirmou o papel estratégico dos hospitais universitários na assistência à população, na formação de profissionais e na produção científica. “Aqui, não se faz balbúrdia. Aqui, se salva vidas, se cuida das pessoas, se faz ciência e se forma profissionais. Essa é uma grande revolução na saúde, vai ter muitos médicos e especialistas formados neste hospital”, comemorou.
O HU-UFSJ atenderá casos de média e alta complexidade, voltada às especialidades clínicas, cirúrgicas e materno-infantil, e será a primeira da macrorregião Oeste de Minas Gerais a atender 100% pelo Serviço Único de Saúde. O local será composto por 198 leitos, sendo 101 de internação, 55 de UTI e 42 de observação, capazes de realizar 8,760 internações por ano e mais de 74 mil consultas ambulatoriais anuais. Além disso, também contará com seis salas cirúrgicas, duas salas cirúrgicas obstétricas, duas salas de endoscopia, 14 consultórios ambulatoriais, parque de diagnóstico por imagem completo e serviços de diagnóstico em cardiologia.
O funcionamento está organizado em quatro fases, que ocorrerão ao longo dos próximos 12 meses. O cronograma prevê a ativação gradual da estrutura, incluindo leitos clínicos, cirúrgicos, pediátricos, obstétricos, e de terapia intensiva, além da entrada em funcionamento de equipamentos estratégicos, como tomógrafo, ressonância magnética, mamógrafo e angiógrafo (hemodinâmica).
Ainda na cerimônia, o presidente da HU Brasil, Arthur Chioro, destacou o impacto da nova unidade para o fortalecimento do SUS, da formação acadêmica e do desenvolvimento regional. “Aqui vai ter residência, pesquisa, inovação, e acima de tudo, um grande compromisso com o SUS”, garantiu.
Representando a Universidade Federal de São João del-Rei, o reitor Marcelo Pereira disse que a nova infraestrutura vai garantir a assistência em saúde da população atendida pela instituição. “Nós não queremos que nenhum filho ou filha desta terra morra porque não temos um hospital digno. Então, hoje damos início a uma bela história, de um hospital universitário que salvará vidas”.
UFSJ – A Universidade Federal de São João del-Rei é uma instituição multicampi instalada em 1987, como Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei. Em 2002, a instituição foi oficialmente transformada em universidade federal e, hoje, possui seis campi: Alto Paraopeba; Centro-Oeste Dona Lindu (Divinópolis); Dom Bosco; Santo Antônio (Campus Sede); Sete Lagoas; e Tancredo Neves. A instituição conta com cerca de 15,4 mil alunos distribuídos em 52 cursos de graduação e 33 programas de pós-graduação.
Cefet-MG – Durante o evento, também foi assinado o termo de autorização para a construção da biblioteca e de novas salas de aula da unidade de Divinópolis do Cefet-MG, que terão investimento de R$ 5,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
As obras incluem a construção de um prédio de três pavimentos, com cerca de 3,2 mil metros quadrados de área construída, destinado a ampliar a infraestrutura acadêmica da instituição. O novo espaço contará com biblioteca, salas de aula e ambientes de apoio às atividades de ensino, reforçando os investimentos do governo federal na consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e na ampliação do acesso à educação pública de qualidade.
Novo PAC – Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o MEC investe R$ 25,3 milhões em ações de expansão e consolidação na UFSJ. Os recursos serão utilizados na construção de: complexo esportivo e/ou cultura, instalações prediais complementares e restaurante universitário no Campus Centro-Oeste Dona Lindu; complexo esportivo e/ou cultural, restaurante universitário e biblioteca em Paraopeba; instalações prediais e restaurante universitário no Campus Dom Bosco; salas de aula e complexo esportivo e/ou cultural em Santo Antônio; e complexo esportivo e/ou cultural, instalações prediais, salas de aula da Fazenda Jequitibá e restaurante universitário no Campus Sete Lagoas.
Resumo | Mais educação para Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu), da Setec e da HU Brasil
Fonte: Ministério da Educação
BRASIL
Ministro do Turismo prestigia o São João de Bananeiras (PB): haverá atendimento à imprensa e anúncio do programa ‘Qualifica Turismo Paraíba’
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, prestigia neste domingo (21) o São João de Bananeiras 2026. Ele vai atender a imprensa às 21h no camarote da prefeitura.
O São João de Bananeiras 2026 acontece de 20 a 23 de junho, reunindo grandes atrações nacionais, cultura nordestina, gastronomia típica e o clima aconchegante da serra paraibana. Considerado um dos eventos juninos mais tradicionais do Nordeste, o festival atrai milhares de turistas todos os anos para viver uma experiência única no coração do Brejo Paraibano.
No evento, o ministro vai falar sobre os festejos juninos no estado e anunciar o Qualifica Turismo Paraíba, que vai promover capacitação profissional no município.
A qualificação visa o fortalecimento da gestão empresarial no setor turístico da Paraíba, por meio da execução descentralizada de cursos, oficinas, formações técnicas e consultorias, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/PB).
O público-alvo prioritário são profissionais e trabalhadores que já atuam no setor turístico, especialmente em hotéis, pousadas, bares, restaurantes e comércio ligado ao atendimento ao visitante. Também serão contemplados jovens e adultos do município que buscam inserção no mercado de trabalho através do turismo.
- Evento: São João de Bananeiras
- Data: 21 de junho de 2026 (domingo)
- Horário: 21h
- Local: Camarote da prefeitura. Área de Eventos do São João de Bananeiras (Endereço: Rodovia PB-103, sentido Bananeiras-Dona Inês, Bananeiras/PB)
Fonte: Ministério do Turismo
-
Sinop6 dias atrás10ª Conferência Municipal de Saúde reúne cerca de 400 participantes para debater melhorias e o futuro do SUS em Sinop
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásSecretária apresenta disposição para diálogo e esclarecimentos durante sessão na Câmara
-
TECNOLOGIA5 dias atrásBrasília ganha Hub de Inovação Aeroespacial
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásAvança projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
Sinop6 dias atrásSinop recebe abertura regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses no sábado (20)
-
SAÚDE5 dias atrásPará recebe investimento histórico de R$ 137,6 milhões do Ministério da Saúde
-
Sinop5 dias atrásSinop marca presença no maior encontro nacional da Assistência Social em Fortaleza
-
BRASIL6 dias atrásMinistério do Turismo vai a Natal orientar empreendedores sobre fundo que disponibiliza, em 2026, R$ 1 bilhão para o setor



